Bastidores da produção fotográfica de Chico Batata – foto: divulgação
“Lucãcas Toriba”, que significa “Laços da Felicidade” em tupi-guarani, tem objetivo de desmistificar a ideia comum de que as expressões amorosas são apagadas com o passar dos anos nas relações a dois. Na série, o artista exibe toda a humanização e a delicadeza de relações antigas e fortalecidas pela experiência. Nas suas próprias palavras, “como uma narrativa do amor além do tempo”.
Em seu processo criativo, Chico Batata convidou 20 casais que frequentam o centro de convivência dedicado ao idoso. Ao longo de três meses, os modelos da terceira idade foram acompanhados pelo artista em suas atividades do cotidiano, entre as aulas de dança, ginástica e a intimidade dos casais entre quatro paredes.
A data de finalização do trabalho foi estratégica, marca o início das comemorações do Dia Nacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro.
Não é a primeira vez em que Chico Batata questiona o tempo enquanto limite do amor. Na série fotográfica “Tomoios Porangas”, ou “Velhas Bonitas” na tradução para a língua portuguesa, produzida no ano passado, Batata já havia visitado a temática.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões