Cremes anti-rugas são aliados contra envelhecimento



Há 20 anos, além da cirurgia plástica, a melhor atitude a ser tomada para evitar rugas era a tradicional “expressão de paisagem”. Não conhece? Então vou explicar: algo do tipo não rir, não franzir a testa e não esboçar preocupação. Bem, com certeza hoje você faz essa cara em algumas situações, mas com uma grande diferença: tem à disposição um arsenal de recursos estéticos e cosméticos de última geração para ficar mais jovem.
Por que as rugas aparecem?

O processo de envelhecimento é classificado por intrínseco e extrínseco. O primeiro é determinado geneticamente, ou seja, com o passar dos anos a pele vai perdendo a elasticidade, o tônus e o brilho, por causa de modificações em sua estrutura, provocadas pela diminuição do colágeno e da elastina. O segundo é causado por raios solares, fumo, estresse, sedentarismo e outros fatores externos que aceleram o aparecimento das rugas.

Os dermatologistas sempre batem na mesma tecla, e com razão, quando o assunto é envelhecimento cutâneo. A melhor forma de tratamento é a prevenção, já que a partir dos 30 anos você começa a colher os frutos dos danos produzidos pelo principal vilão: o sol.

Durante toda a vida, principalmente na infância e na adolescência, as repetidas exposições à luz solar exercem efeito sobre a cútis de forma acumulativa. Enquanto se é jovem, a pele possui mecanismos que corrigem o dano solar, não permitindo o surgimento de alterações, porém o negócio começa a ficar complicado com o passar do tempo, pois há diminuição da síntese de colágeno e elastina, menor regeneração celular, diminuição das defesas antioxidantes e espessamento dos vasos, dentre outras alterações. O protetor solar é importantíssimo e deve ser usado desde a infância, porque a exposição ao sol até os 18 anos é maior do que no restante da vida. Além disso, ele precisa ser aplicado diariamente, mesmo nos dias nublados.

Cronograma do envelhecimento

A partir dos 30 anos sua face apresenta certo grau de flacidez e progressiva diminuição do colágeno e da elastina, responsáveis pela sustentação da pele. De maneira geral, as mais claras, finas e secas tendem a apresentar rugosidade e aspereza, enquanto as mais escuras, espessas e oleosas tendem à flacidez. A pálpebra fica flácida e ocorre aprofundamento do sulco nasolabial, que vai do nariz ao canto da boca. Nessa fase da vida o ideal é intensificar os cuidados com limpeza, tonificação e hidratação, além de usar produtos específicos para a área dos olhos.

Já na casa dos 40, a espessura da epiderme diminui e o organismo feminino sofre uma grande transformação: o início do climatério, com queda da produção hormonal. Começam a surgir as rugas de expressão, os vincos na testa e pés-de-galinha. Os produtos nessa fase devem conter vitaminas, antioxidantes e ácidos que possam melhorar a nutrição facial.
Aos 50, as alterações hormonais da menopausa deixam a pele desidratada e sem elasticidade. O canto dos lábios começa a cair e também a ponta do nariz. Existe a sensação de sobra de pele na face. São essenciais cosméticos ricos em ativos que combatam os radicais livres e promovam a renovação celular.

Dos 60 em diante, tem-se a impressão de que os olhos diminuíram, em razão da flacidez das pálpebras. Além disso, a pele está mais fina, ganha tonalidade acinzentada, e a rugas se tornam evidentes. Os tratamentos dermatológicos associados a procedimentos cirúrgicos dão melhor resultado.

O creme pode ajudar
A indústria cosmética não é a mesma de antigamente. Com base em estudos científicos, ela é capaz de fabricar produtos que prometem combater o envelhecimento nas camadas mais profundas da cútis, assim como melhorar a comunicação celular e a síntese de colágeno e elastina. Princípios ativos cada vez mais eficientes garantem brilho, maciez, vitalidade, hidratação e diminuição das rugas e manchas.

Adote um estilo de vida saudável
Quer ficar longe das rugas? Então beba muita água, faça atividade física pelo menos três vezes por semana, coma pouco sal, elimine frituras, açúcar, álcool, cigarro e café e adote uma dieta rica em frutas, legumes, carne branca e verduras.

Comentários