O que você quer ser quando envelhecer?



Pois bem, já que não existirá ninguém, a não ser você mesmo, a quem culpar ou blasfemar sobre o que lhe acontecerá, a melhor coisa a fazer, caso não tenha tido este tipo de preocupação, até hoje, é assumir a posição de comando de seus atos!

Consciente de que o seu sucesso e a sua realização dependem, em grande medida, de sua capacidade de ser e agir a seu favor, é preciso aprender a estar pronto para tomar decisões e a fazer escolhas que afetam sua vida. Pois, como dizia Aristóteles: ‘É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer’.

E para estar preparado é preciso basicamente: 1 – Vislumbrar como você pretende ser e estar lá na frente – seja lá quando e onde for; e 2 – Buscar entender e analisar o que pode afetar, favorável ou desfavoravelmente, o atingimento de seus sonhos e realizações. Neste particular momento, lembro duas grandes verdades:

1ª – Só você sabe, de fato, dizer o que você quer para você, agora e para o futuro.

2ª – O futuro chegará independentemente do seu querer – bons frutos podem ser colhidos adiante, desde que suas árvores sejam plantadas e tratadas ao longo da sua vida.

Por tudo isso, é desejável que você assuma o comando do que você quer para a sua vida, seja para o momento logo adiante, como e especialmente para o futuro – e olhe, ‘ele’, o futuro, está chegando mais rápido (muito mais rápido, aliás) do que você imagina! Ah, detalhe, como vivemos cada vez mais tempo, o foco na manutenção da qualidade de vida (quem sabe, na melhoria dela) deve ser constante.

Se você já estiver sensibilizado pelas minhas considerações, lamento informar que você deve acrescentar às suas preocupações que, na grande maioria dos países, apenas uma (eventualmente duas) em cada grupo de 100 pessoas, que se aposentam, pode se considerar independente financeiramente na ‘melhor idade’. Mas, afinal, o que isso significa para mim, não é mesmo?

Significa, caro leitor, que se você for fazer parte da grande maioria dos aposentados do planeta Terra, poderão lhe ocorrer as seguintes situações, se você não for um ‘abençoado financeiro’: ou você terá que continuar trabalhando para se sustentar; ou dependerá do apoio e do sustento provido pelos entes queridos; ou, o que é muito pior, dependerá da caridade de terceiros para se abrigar e se alimentar.

Nada agradável, não é mesmo?
Sejamos práticos: imagine-se, agora, você em idade de se aposentar! Você tem ideia do que fazer nos próximos anos para, lá na frente, sentir-se capacitado e continuar, de fato, no comando da sua vida? Não se engane, se você não tiver o seu próprio dinheiro e reservas e renda para tanto, terá que se adaptar à esta nova realidade e à boa vontade de quem vier a te sustentar.

Além dos cuidados com seus relacionamentos, familiares e amizades, trate muito bem de sua saúde física (você está cuidado dela, não está?), e pergunte-se: o que você está fazendo por sua saúde financeira? Não vá dizer – engane-se se quiser – que o que você irá receber de aposentadoria dará para ter aquele vidão dos seus sonhos. A solidão e o sofrimento são companheiros fiéis de ranzinzas pobres.

Se a resposta foi sim, você vem se preparando, muito bem, fico feliz que você fará parte dos felizardos que se amam e se preparam para se aposentar condignamente. Não? Não é este o seu caso? Bom, se assim for, você não gosta de você e dos seus e adora se enganar, e acreditar piamente que o custo de vida lá na frente será menor que o de hoje! Olhe ao seu redor e responda: como é que a maioria dos ‘aposentados’ está se virando atualmente? Eles têm dinheiro para suas necessidades básicas, aí inclusos remédios, exames e tratamentos médicos?

Veja a situação de maneira diversa e construtiva – como as pessoas tratam aqueles que vivem autonomamente de seus próprios recursos? Que sensação prazerosa, não é mesmo? Não é isso que você quer para você? Assuma o comando da sua vida e persiga o seu melhor. Busque entender como pode vir a ser o seu futuro e suas necessidades financeiras, irá ajudar a estar preparado. Será muito bom para você e também a todos que você quer bem. Seja o principal responsável pelo o que acontecerá de bom na sua vida.

Comentários