Um frutinho vermelhinho, levemente adocicado, vindo lá dos arredores da China… O Fructus Lycii, popularmente conhecido como Goji Berry, não é apenas o fruto da moda. Famoso na atualidade por ajudar a emagrecer e por ser alimento indispensável na dieta de inúmeras celebridades, essa preciosidade está longe de ser apenas isso.
O uso dele foi descrito pela primeira vez em meados do século 1 a.c. e tradicionalmente vem sendo utilizado para promover a longevidade. Há lendas de que um certo herbalista que consumia o fructus lycii combinado com mais algumas ervas tônicas, chegou a viver 252 anos… Dúvida? Vamos aos fatos…
Além de ser pouco calórico ( 1 colher de sopa rende apenas 50 calorias), ele é rico emaminoácidos, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes,polissacarídeos e vitaminas. De acordo com uma publicação feita no American Journal of Clinical Nutrition, a concentração de vitamina C chega a ser 50x maior que a de uma laranja, além de possuir vitaminas B1, B2 e B6. Possui a maior concentração de beta-caroteno que a cenoura, sendo a maior fonte de carotenoides conhecida. Na Austrália, estudos comprovaram seu poder de remover do organismo metais pesados.
Atua nas doenças dos olhos, zumbidos, tonturas, na fertilidade e disfunções sexuais masculinas, nos níveis de glicemia /colesterol e na pressão sanguínea. De acordo com um a pesquisa publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine, o consumo regular aumenta o nível de energia, o desempenho atlético e ajuda a reduzir a fadiga e o stress causado por excesso de atividade física. Pesquisadores chineses estão testando sua eficácia em terapias preventivas contra o Alzheimer, atuando no desaceleramento do processo degenerativo…. e acredito que há muito mais por aí!
Possui efeito imunitário, antioxidante, antiestresse, anticancerígeno, desintoxicante, é um poderoso protetor hepático e neurológico.
Em Medicina Tradicional Chinesa é usado como restaurador das funções orgânicas, tonificando o Yin e o Xue, nutrindo a essência e atuando nos meridianos do Shen e do Gan. É de natureza neutra e sabor doce.
Acredita-se que o consumo do Goji Berry é bastante seguro (inclusive a longo prazo) e ele pode ser degustado como petisco, chá, suco, vinho medicinal, capsulas, xarope, em caldos/cozidos, confrutas, granolas, iogurtes, saladas, cápsulas… Tudo vai depender do gosto de freguês! Vale ressaltar que suas propriedades são mais concentradas nas frutas secas, que são também as mais acessíveis no mercado (em lojas de produtos orientais, produtos naturais). Eu gosto de consumir as frutinhas secas, 1 colher de chá por dia, mastigando bem, salivando bastante. É docinho e faz um bem danado! O chá é bem gostoso mas perde um pouco o sabor adocicado… Não adoçar com açúcar, hein?
Há relatos de contra-indicações em casos de gravidez e amamentação (a betaína poderia causa aborto espontâneo), hipertensos e diabéticos em uso de medicação e hipotensos (pode ocorrer uma queda brusca de pressão/índice glicêmico, monitorar efeitos), e algumas medicações, podendo aumentar o efeito ou efeito colateral delas (amitriptilina, anlodipina, captopril, diazepan, diclofenaco, furosemida, glipizida, ibuprofeno, insulina, losartan, piroxican, warfarina, entre outros). Na dúvida consulte seu terapeuta, médico, nutricionista ou farmacêutico.
Depois, é só ser feliz pelo resto da vida!
Fontes:
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões