Beleza em cápsulas: os nutricosméticos que mudam a pele



O que faz? Retarda o envelhecimento precoce. Ao estimular a produção de colágeno, o ativo age em duas frentes: melhora a firmeza da pele e ajuda na oxigenação das células, o que evita o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez. “Estudos mostram que, no longo prazo, a coenzima Q10 também pode desempenhar um papel importante contra o câncer de pele”, afirma o dermatologista Jardis Volpe. É recomendável ingerir a cápsula pela manhã, pois pode ter um efeito estimulante similar ao da cafeína.

ÔMEGA 3

O que faz? Mantém a saúde e a hidratação da pele. Presente em óleos de peixe e de linhaça, esse ácido graxo fornece gorduras essenciais que ajudam as células a reter mais água.O resultado é uma cútis saudável e com toque sedoso. “O efeito hidratante e anti-inflamatório também combate a coceira e a descamação, problemas típicos do inverno. É boa opção para quem toma banhos muitos quentes”, diz o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo.O cabelo também se beneficia com o nutriente, que age como um poderoso antioxidante, fortalecendo e fechando as cutículas.


LUTEÍNA

O que faz? Reforça a proteção. Moderna e com multibenefícios, blinda a pele não só da radiação ultravioleta do sol, mas também da luz emitida por computadores, televisões e lâmpadas fluorescentes, que também podem causar manchas (principalmente em quem tem melasmas). Também tem ação antioxidante. “Estudos mostram que a luteína combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce”, afirma o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo.

ZINCO

O que faz? Regula a oleosidade da pele. “Com ação antisseborreica, é um ótimo suplemento para a pele, em especial para quem sofre com cravos e espinhas, pois inibe a produção de sebo e elimina a aparência gordurosa do rosto”, diz a farmacêutica Dinalva Queiroz. Além disso, por ser anti-inflamatório, também auxilia na cicatrização dos pontos mais críticos e no processo de regeneração da pele.

VITAMINA C

O que faz? Potencializa a firmeza do rosto e do corpo. A vitamina C estimula a síntese de colágeno e de elastina, ambos são responsáveis pela sustentação da pele. Outra vantagem é que o ingrediente promove uma hidratação superprofunda. “Embora esteja bastante presente em cremes e séruns, a substância apresenta um melhor desempenho quando administrada por via oral”, afirma Dinalva Queiroz, especialista em cosmetologia.

Comentários