'Vitamina P' é segredo para saúde e longevidade, diz estudo



Os bichinhos proporcionam diversos benefícios à saúde, o que é boa notícia para os americanos que têm mais de 50 milhões de cães e 50 milhões de gatos nos lares. Estudos financiados pelo Instituto Nacional da Saúde mostraram que os cães podem proporcionar melhor apoio social e alívio do estresse com mais eficácia do que amigos e parentes.

Uma nova pesquisa ainda mostra que possuir um animal de estimação pode reduzir os hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, melhorar o funcionamento do sistema imunológico e tratamento da dor, aumentar a sensação de confiança nos outros, reduzir a agressividade, aumentar a empatia e aprendizagem.

Os benefícios podem ser causados por um aumento da oxitocina, um hormônio da hipófise lançado logo depois do sexo, bem como durante a amamentação, ajudando a criar o vínculo mãe-filho. Uma prova disso é quando a pessoa está de mau humor, o pet chega, coloca o focinho no colo do dono e passa boas energias.

A “vitamina P” proporciona aumento da longevidade após ataques cardíacos, redução do colesterol, estabilização pressão arterial, redução de arritmia, melhora na função dos vasos sanguíneos, diminuição da depressão e elevação da autoestima.

Comentários