Quiropraxia oferece qualidade de vida a idosos



“Isso acontece porque, com o tempo, os ossos ficam menos densos, os músculos enfraquecem e as articulações perdem a flexibilidade”, explica a quiropraxista Beatriz Pimentel. Ela destaca que o desgaste das articulações, por exemplo, causa artrose. “Além disso, idosos são mais propensos a sofrer lesões músculo-esqueléticas, inclusive devido a quedas. Nessa fase da vida, o tempo para se recuperar de danos ao corpo é maior e muitas vezes é necessário recorrer a cirurgias e medicamentos. Com o sistema digestivo também mais sensível por causa da idade, os efeitos colaterais dos remédios podem afetar ainda mais a saúde”, afirma Beatriz.

A especialista esclarece que a quiropraxia não só alivia a dor, mas trata a origem do problema sem uso de remédios. Os resultados são: alívio da dor, melhora das funções e movimentos, aumento do equilíbrio e da coordenação e prevenção da degeneração. “Na prática, o paciente idoso sentirá diferenças positivas ao caminhar, carregar os netos no colo, realizar exercícios físicos e muitas outras atividades diárias”, frisa.

O processo do tratamento em idosos é, geralmente, diferente do aplicado em jovens e adultos. “Em alguns casos, utilizam-se menos força e movimentos de menor amplitude para garantir o conforto e respeitar a tolerância”, completa Beatriz.

A quantidade de sessões depende de fatores como: idade, danos ocorridos, tempo de existência da dor ou da lesão e disposição do paciente para mudar seu estilo de vida.

Comentários