PORTUGAL: Revolução da longevidade: a crescente importância do apoio no terceiro ciclo da vida




600_agingA esperança de vida tem vindo a aumentar gradualmente embora se saiba que, em princípio, isso não quer dizer que a espécie humana se torne imortal! A Microbiologia confirma que as células, uma vez que apenas se podem dividir um número limitado de vezes, mesmo que se tenha a melhor saúde do mundo toda a vida, a morte do corpo físico é certa e o limite será, mais ou menos e na melhor (ou pior!) das hipóteses ao que tudo indica, os 120 anos! Aliás, e apenas a titulo de curiosidade, o Gerontology Research Group nos EUA conta com investigadores que estudam essencialmente a longevidade e classificaram um grupo constituido actualmente por 57 pessoas em todo o Mundo (51 mulheres e 6 homens!…) os supercentenários, justamente aqueles que têm 110 ou mais anos de vida…

Com efeito, foi como tivessemos adicionado mais um ciclo inteiro de vida de adulto à espectativa de vida e estamos ainda a adaptarmo-nos a esse novo paradigma… O lado bom é que felizmente a tendência tem vindo no sentido de aceitar a idade não como uma patologia, um declinio mas sim um terceiro acto com enorme potencial de bem estar e felicidade.

Como não podia deixar de ser, esta nova realidade tem alterado muita coisa na sociedade e na forma de vida. Por força das circunstâncias, novas infraestruturas surgiram como os centros de convivio para seniores, as residências, os programas de lazer, as mais diversas soluções de apoio etc que procuram dar resposta e criar condições para que se vivam em conforto e bem estar estes últimos anos de vida.

A Hope Care é uma empresa portuguesa que se apresenta como uma alternativa tentadora dispondo de serviços úteis nomeadamente de teleassistência e telecuidado para pessoas de idade avançada e com necessidades especiais ou em situação de dependência, que disponibiliza assistência de cuidados sociais e de saúde, numa lógica de soluções globais e integradas. O bem estar também passa por aqui.


Comentários