Cartão Amigo do Idoso deve beneficiar população acima de 80 anos de todo o Estado a partir de maio


A partir do mês de abril, as prefeituras do Estado de São Paulo terão 30 dias para atualizar e validar os nomes de idosose familiares no Sistema Pró-Social do Governo Estadual, já identificados no CadÚnico, para liberar a entrega do Cartão Amigo do Idoso, lançado no mês passado pelo Governador Geraldo Alckmin.

A ação está estabelecida na Portaria CGE-1, de 28-03-2013.
O Cartão Amigo do Idoso é direcionado aos idosos do Estado com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo.

Com o Cartão, o beneficiário receberá uma complementação de renda de R$ 100,00 por mês. Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e estar fora dos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, é uma das novas propostas do Programa São Paulo Amigo do Idoso, que envolve ações intersecretarias voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população acima de 60 anos de idade do Estado.

O Governo do Estado de São Paulo prevê investimentos anuais de R$ 40 milhões na iniciativa e deve atender aproximadamente 32 mil idosos de todo o Estado, na etapa inicial.
No próximo semestre, o Cartão Amigo do Idoso irá ampliar o número de beneficiários a partir de novos cadastramentos, que deverão ser feitos no período de maio a outubro.
Sobre o Pró- Social

O Sistema Pró-Social do Estado de São Paulo foi desenvolvido como um sistema corporativo, com tecnologia WEB, e tem como objetivo integrar e sistematizaras informações sobre instituições, programas sociais e perfil dos beneficiários, de modo a fornecer subsídios para o monitoramento e a gestão das políticas da área de assistência e desenvolvimento social, em todo o Estado. O Sistema Pró-Social é acessado no endereço www.prosocial.sp.gov.br

Comentários