RIO - Freiras católicas vivem, em média, 86 anos — mais do que brasileiros (74 anos) e americanos (77 anos). E a explicação para isso está em seu dia a dia. O oncologista David Agus, um dos que tratou de Steve Jobs, conta no livro “A vida sem doenças” (Ed. Intrínseca), como a rotina, a alimentação saudável e a prática de exercícios são importantes para a prevenção das doenças e a longevidade.
Entre 1950 e 2007 a taxa de mortalidade por câncer manteve-se estável, enquanto as de outras enfermidades, como doenças cardíacas e derrames, caíram consideravelmente. Por que estamos perdendo a luta contra o câncer?
Cometemos um erro. Focamos muito na célula cancerosa, mas não no sistema, que é o corpo. Câncer, como eu costumo dizer, é um verbo: deveríamos dizer “estamos cancerizando”. Mas estamos muito focados em uma célula em vez de olharmos para todo o resto.
Por quê?
Tivemos dificuldade de passar da teoria dos germes para a teoria das doenças. De acordo com essa teoria, se você descobrir a espécie de germe que o infectou, seu problema está resolvido, porque isso indica como a doença deve ser tratada. Isso se tornou o paradigma geral da medicina. No caso do câncer, médicos tratam-no como um invasor e tentam extirpá-lo ou envenená-lo. Ele é autogerado, no sentido de que as nossas próprias células que se descontrolam. É um problema sistêmico.
Nosso estilo de vida ocidental provoca câncer?
Sempre houve câncer. Ele vem sendo documentado desde a antiguidade. Há múmias do antigo Egito que apresentam tumores. Mas, claro, há fatores no nosso estilo de vida que aumentam o risco, como fumo, vida sedentária, alimentação, obesidade.
Estudos mostram que as vitaminas não trazem nenhum benefício quando usadas pela população em geral. Em alguns casos, poderiam até contribuir para o câncer. Por que tanta gente usa?
Nunca houve um estudo dizendo isso (que as vitaminas são boas na prevenção do câncer e outras doenças). E há muitos trabalhos dizendo o contrário. Por exemplo, quem é fumante e toma betacaroteno tem o risco de câncer aumentado. Um outro exemplo foi um estudo para relacionar o uso da vitamina E e o câncer de próstata. O trabalho foi interrompido antes do tempo, em apenas três anos, porque foi constatado um aumento significativo na incidência da doença. Mas quando eu falo isso para os meus pacientes, eles ficam tristes, irritados, porque tomam vitaminas há anos. Mas temos que prestar atenção nos dados. Porque eu não aguento mais olhar nos olhos das pessoas e ter que dizer: “eu não tenho mais drogas para tratar o seu câncer”.
Qual a importância da comida na prevenção de doenças?
A comida tem um papel fundamental na prevenção do câncer e de problemas do coração e do cérebro. Comer comida de verdade é importante. Busque os alimentos frescos ou os frescos congelados — são melhores do que os que estão há dias no mercado e já perderam o valor nutricional. Evite usar o liquidificador e a centrífuga, o valor nutricional também se perde. E procure comer sempre nos mesmos horários. Quando alteramos isso, estressamos o organismo, que fica esperando um alimento que não vem.
Se movimentar constantemente é melhor do que se exercitar?
Se você corre uma hora por dia, isso é ótimo. O exercício é o único segredo provado pela ciência para manter a juventude. Mas, se depois disso, passa o resto do dia sentado, é como se tivesse fumado um maço de cigarro. O corpo humano foi feito para se mover. A cada vinte minutos é preciso se levantar e dar uma andada . Subir escada em vez de usar elevador.
Nessa abordagem sistêmica, o sono também é importante? Temos que dormir um determinado número de horas ou isso é um mito?
É um mito. O importante é manter uma rotina. Ir dormir mais ou menos no mesmo horário e dormir o mesmo número de horas. Ruim é acordar todo dia muito cedo, por exemplo, e, no sábado, só se levantar bem tarde.
Por que é importante fazer as coisas sempre nas mesmas horas?
O organismo é regulado por hormônios, que têm altos e baixos. Quando alteramos horários de sono e alimentação, eles se alteram e há um estresse no organismo. O estresse é uma das principais causas da inflamação (que gera doenças).
Por que as freiras vivem mais?
Porque elas têm uma vida regulada, caminham, comem comida de verdade. Não há dúvida que comendo nas horas certas, de forma saudável, e praticando exercícios podemos prevenir doenças.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões