Fisioterapeuta Raquel Castanharo fala sobre as diferenças que acontecem no corpo de um corredor sexagenário em comparação com um de 25 anos
O número de pessoas com mais de 60 anos que praticam corrida tem crescido. Isso porque a prática desta atividade física traz muitos benefícios para os idosos, como melhor qualidade de vida e funcionamento do sistema cardiorrespiratório. Porém, o corpo de um sexagenário não é igual ao de um jovem de 25 anos e também se move de maneira diferente.
Corredores sexagenários devem fortalecer os músculos da coxa, diz fisioterapeuta (Foto: Getty Images)
O impacto do corpo de um idoso com o solo durante a corrida é aproximadamente 20% maior do que o impacto do corpo de um jovem. Nos jovens, esse impacto fica em torno de três vezes o peso corporal. Os idosos tendem a correr com os pés mais girados para fora.
Existe uma hipótese de que esse padrão acontece porque os corredores idosos costumam sofrer com dores na parte interna do joelho, e essa posição dos pés diminuiria a sobrecarga na região. A mudança no padrão da corrida ocorre automaticamente, sem consciência por parte do corredor, sendo uma maneira que o corpo encontrou de se proteger na prática do esporte.
A força de impulsão dos corredores na casa dos 60 também é um pouco menor em comparação a dos jovens. A coluna se move menos e o quadril é mais rígido. A discussão dessas diferenças não é uma forma de desestimular a prática de corrida pelos idosos. Pelo contrário, ela é uma fonte de informação para um treinamento mais específico, para que eles corram cada vez mais e de forma saudável.
Desse modo, se torna importante o treino de absorção de impacto (com fortalecimento muscular, principalmente do músculo anterior da coxa), exercícios para mobilidade de quadril e manutenção da coluna bem ereta durante a corrida.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/03/na-corrida-idosos-acima-de-60-anos-se-movem-de-uma-maneira-diferente.html
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões