Envelhecimento da população traz preocupações para saúde no futuro - As pesquisas do IBGE estimam que em um futuro muito próximo, os idosos vão constituir cerca de 20% da população brasileira. No entanto, o considerável aumento demográfico dessa parcela da população tende a impactar a área da saúde se as pessoas continuarem sustentando os mesmos hábitos e estilo de vida.
De acordo com uma projeção realizada pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) daqui duas décadas, é provável que as despesas gastas com assistência ambulatorial e hospitalar tenham um aumento de até 150% devido ao envelhecimento despreparado da população. Isso implica diretamente também num estrondoso aumento de gastos para as operadoras de planos de saúde que em 2010 já registraram R$ 59,2 bilhões para cobrir as despesas de seus beneficiários.
Diante da situação o Ministério da Saúde está lançando incentivos para o tratamento das doenças crônicas, mas aponta que para que a população possa ter mais qualidade de vida durante a terceira idade, muitas mudanças ainda serão necessárias.
As pessoas precisam adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, praticar atividades físicas e também visitar os consultórios médicos com mais frequência. Somente assim, de fato, a população estará se prevenindo contra doenças e cuidando efetivamente de sua saúde.
Além disso, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população farão com que as pessoas necessitem de serviços de saúde por mais tempo e, como sabemos, a saúde ainda não é uma prioridade entre os brasileiros, que não costumam adotar ações preventivas, deixando para procurar o médico apenas quando a situação já está agravada.
Os pesquisadores também alertam que nas próximas décadas será necessário investir em mais Instituições de Longa Permanência, pois o perfil menor das de famílias de hoje indica que os idosos não irão mais morar com seus filhos, como muitos ainda vivem atualmente.
Por fim, de acordo com as autoridades no assunto, o Brasil precisa desenvolver medidas para diminuir o impacto que essa mudança demográfica tende a causar. A ideia é incentivar mais programas de saúde, como o “Saúde da Família” que tem ações voltadas para maiores cuidados e prevenção.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões