PORTUGAL:Ansiolíticos: Consumo entre os idosos duplica em apenas um ano


O consumo de ansiolíticos e de antidepressivos por idosos duplicou ao longo de 2012, revela um estudo da IMS Health. Pedro Afonso, psiquiatra, diz que “um aumento desta magnitude só pode decorrer de um fenómeno social como o da crise”, mas que evita um aumento dos suicídios.

O consumo de ansiolíticos e de antidepressivos duplicou entre as pessoas com mais de 65 anos. Segundo um relatório da consultora IMS Health, hoje apresentado no seminário “Avanços e controvérsias em Psiquiatria”, na Ericeira. As receitas de embalagens de ansiolíticos para idosos aumentaram 59 por cento em 2012, à semelhança do que ocorreu com as vendas de antidepressivos e de estabilizadores de humor.
É um crescimento “espantoso” que, para Pedro Afonso, do Hospital Júlio de Matos (Lisboa), tem origem no impacto da “crise” sobre uma população “mais fragilizada”: “um aumento desta magnitude só pode decorrer de um fenómeno social como o da crise”. O lado positivo, contrapôs o psiquiatra, é que este aumento da medicação tem minorado a subida de suicídios entre os idosos.

Comentários