Os municípios de Póvoa de Lanhoso, Maia e Foz Côa receberam na quarta-feira passada em Genebra – Suíça -, o diploma de território amigo dos idosos. Distinção atribuída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), informou fonte camarária nesta quinta-feira.
Três municípios portugueses distinguidos em Genebra pelas condições a nível de qualidade de vida que proporcionam aos idosos
Com tal reconhecimento internacional, os três concelhos passam a integrar a Rede Global de Cidades ou Comunidades Amigas dos Idosos, sendo até agora os únicos representantes portugueses.
"Para além de ser um enorme orgulho integrar esta rede global, é também um estímulo para continuarmos a desenvolver projetos e práticas que valorizem os povoenses de maior idade, aproveitando a sua experiência e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida", considerou o presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.
Em todo o Mundo, há cerca de uma centena de cidades ou de comunidades que detêm o diploma de território amigo dos idosos.
Ao longo de cerca de dois anos, as três autarquias portuguesas, com o apoio da Associação Vencer o Tempo, seguiram e trabalharam todos os requisitos constantes do Guia das Cidades Amigas dos Idosos.
"Foram ouvidos os seniores de cada autarquia, promoveu-se a relação afetiva e efetiva entre jovens e mais velhos através da ação 'O meu amigo sénior', avaliaram-se infraestruturas e adaptações para uma maior mobilidade de todos os cidadãos, mas, sobretudo, dos idosos", explicou fonte do Município de Póvoa de Lanhoso à agência Lusa.
Os três municípios apresentaram o trabalho que têm desenvolvido e os planos para os próximos dois anos, tendo, de seguida, a OMS comunicado a decisão de os integrar na rede, o que foi formalizado através da entrega do diploma.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões