Atividade aumenta a longevidade


O cardiologista do Hospital do Coração de Franca Ricardo Barbosa afirma que a caminhada é um esporte universal, que pode ser praticado sem medo por pessoas de todas as idades, tamanhos, sexos e condição física.

O profissional ressalta a importância de alguns passos para aumentar sua eficiência, como regularidade, associação a uma alimentação saudável e acompanhamento médico.

Comércio da Franca - Para que serve a caminhada?

Ricardo Barbosa - É uma atividade física que todos podem praticar, independentemente da idade. É um exercício que, feito de forma regular, melhora o condicionamento físico e o sistema cardiorrespiratório, ajudando o coração a bombear sangue para o corpo todo e no controle da pressão arterial. Isso, já é provado, aumenta a sobrevida das pessoas. A periodicidade mínima, no entanto, é cinco vezes por semana, meia hora por dia, pelo menos.

Comércio - E ajuda a emagrecer?

Barbosa - Ajuda em muita coisa. Diminui a possibilidade de a pessoa desenvolver diabetes, depressão, mal de Alzheimer, reduz as chances de infarto e derrame e faz, também, o praticante perder peso, pois proporciona, feita com frequência, a queima de calorias.

Comércio - No caso dos fumantes, traz algum benefício?

Barbosa - Neste caso, é preciso, mesmo parar de fumar. Mas para o fumante a caminhada também propicia melhoras, pois estimula o sistema respiratório. Mas isso não vai sobrepor de forma alguma os riscos trazidos pelo cigarro.

Comércio - Em Franca, no horário de verão, o número de praticantes aumenta consideravelmente. Existem épocas do ano melhores para se caminhar em relação ao benefício trazidos por este exercício?

Barbosa - De forma alguma. Exercício físico é bom em qualquer época. Na que estamos, no caso o horário de verão, o clima ajuda, dá mais ânimo. Mas, por outro lado, vêm as chuvas, que atrapalham. Então, o ideal é que as pessoas tenham opções o ano todo para se exercitar, como uma esteira.

Comércio - É preciso acompanhamento médico para caminhar?

Barbosa - Acima dos 40 anos, o recomendável é fazer uma checagem anual, uma consulta simples com um cardiologista e um eletro. Se tiver alguma anormalidade, já é constatada com isso.

Comentários