PORTUGAL: Seminário em Setúbal - Intergeracionalidades


SETÚBAL – “Intergeracionalidades” é o tema de um seminário que se realiza no dia 21, no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012.


Neste encontro, uma iniciativa do Observatório Sénior, organizado pela Câmara Municipal, Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI) e Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), diversos profissionais contribuem para a dinamização de painéis temáticos, todos seguidos de debate.

A sessão de abertura, marcada para as 10h00, conta com a presença do presidente do IPS, Armando Pires, do reitor da UNISETI, Brissos Lino, e da coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, Joaquina Madeira.“O imperativo social da intergeracionalidade” é o primeiro e único painel da manhã, com início às 11h00, em que participam Stella António, do Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, e Maria João Quintela, do Observatório do Envelhecimento e da Natalidade.

Da parte da tarde, os trabalhos começam às 14h30, para apresentação do painel “O idadismo como obstáculo intergeracional”, por Sibila Marques, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Segue-se, às 15h30, “Respostas de sucesso”, com Ana Bordeira, do Centro Comunitário de S. Sebastião, e Ana Paula Leiria, do Centro de Cidadania Ativa.

Após cada debate dos painéis do período tarde, há animação pelo Grupo EnvelheSeres, cabendo o encerramento do seminário, cerca das 16h30, à presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, ao reitor da UNISETI, Brissos Lino, e, em representação do Observatório Sénior, José Rebelo.

Comentários