O envelhecimento ativo pode ser abordado como uma política de direitos humanos voltada para os idosos, e envolve independência, participação, dignidade, acesso acuidados. Com essa perspectiva, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio de um trabalho multidisciplinar desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) promove sistematicamente ações voltadas a uma melhor qualidade de vida em todas as dimensões, estimulando a participação e consciência crítica do idoso no exercício da cidadania.
Seguindo esta proposta, foi realizada, na última quarta-feira (14), a “Campanha sobre Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida”, na sede do Cras Pitanguinha, tendo como participantes idosos do grupo de convivência do local.
Na oportunidade, foram disponibilizados os serviços de marcação de consultas para identificação da catarata; massagem corporal feita por técnicos da área de estética do Senac, que proporciona relaxamento, disposição física e bem-estar mental; além da palestra “Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa”, ministrada pela assistente social e coordenadora do Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), Viviane Gusmão.
A idosa Oziris do Rosário elogiou a iniciativa do órgão em proporcionar a realização dessas atividades. “Fiz a massagem pela primeira vez. Estou me sentido mais tranquila e disposta para desenvolver minhas tarefas diárias”, destacou.
Os idosos que fazem parte das atividades do Cras Pitanguinha tem acesso a uma programação permanente com atividades lúdicas, de cidadania e de bem-estar social. Segundo profissionais do serviço, depois que o grupo de convivência foi formado muitos idosos residentes no bairro, passaram a ter uma vida mais atuante e com melhor autoestima.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões