Baixos níveis de vitamina D podem estar associados à longevidade




Mais estudos são necessários para entender a ligação entre a menor taxa de vitamina D e longevidade
Foto: Getty Images

Baixos níveis de vitamina D podem estar associados à longevidade, de acordo com uma pesquisa do Centro Médico da Universidade Leiden, na Holanda. Os dados são do Canadian Medical Association Journal.

Para o estudo, os cientistas avaliaram 380 famílias com pais acima de 90 anos e seus filhos. “Descobrimos que os filhos de nonagenários tinham níveis mais baixos de vitamina D do que os do grupo controle”, escreveram os autores. “Também descobrimos que tinham uma menor frequência de variantes genéticas comuns no gene CYP2R1; uma variante comum desse gene predispõe as pessoas a altos níveis de vitamina D”, concluíram.

Mais estudos são necessários para entender a ligação entre a menor taxa de vitamina D, variantes genéticas e longevidade familiar. Mas vale lembrar que levantamentos anteriores associaram baixos níveis de vitamina D a aumento das taxas de morte, doenças do coração, diabetes, câncer, alergias, doença mental e outros males. No entanto, não se sabe se são a causa dessas doenças ou apenas uma consequência.

Comentários