Quantidade de grupos voltados às pessoas da terceira idade dobrou em apenas quatro anos na cidade de Rio Claro
De olho na ampliação da quantidade de grupos de terceira idade no município, a prefeitura de Rio Claro vem diversificando as ações voltadas ao atendimento dessa importante parcela da comunidade rio-clarense. O Fundo Social de Solidariedade, por exemplo, vem intensificando a interação com os idosos, principalmente por intermédio desses grupos.
“De 2009, quando começou esta administração, até hoje, verificamos um aumento de quase 100% na quantidade de grupos cadastrados no Fundo Social, que passaram de 38 a 74 nesse período”, comenta Rosana Pinhatti Altimari, presidente da entidade. “São grupos formados por integrantes queparticipam ativamente da vida da cidade”, acrescenta.
Para a assessora da Política Municipal do Idoso, Lucia Hebling, “o aumento do número de grupos de idosos nos últimos anos chama a atenção para o potencial dos idosos de se organizarem para o exercício da cidadania, com possibilidade de inscrever seus interesses nas agendas governamentais e opinar sobre as prioridades e direção das políticas públicas”.
O prefeito Du Altimari vê com alegria essa expansão. “Estamos trabalhando para que o idoso, cada vez mais, conquiste seu espaço e possa opinar e participar das decisões no município”, afirma, lembrando que a Semana Municipal do Idoso deste ano foi um sucesso marcado pela presença ativa da “Melhor Idade”.
Atualmente Rio Claro conta com cerca de 25 mil idosos, o que representa 13,4% da população total. Este número, segundo dados de 2010 do IBGE, coloca Rio Claro acima da média nacional. Diante disso, nos últimos anos, Rio Claro tem trabalhado na implementação de políticas públicas que atendam aos interesses dos idosos. “Com a criação do Grupo de Protagonistas Sociais do Idoso de Rio Claro, o idoso está adquirindo conhecimento para participar politicamente do desenvolvimento da cidade”, afirma Lucia Hebling. Atualmente são 70 idosos participando das reuniões do grupo, atuando como multiplicadores que levam o conhecimento adquirido a outras pessoas.
E a administração municipal quer mais para o ano que vem. “A partir das reuniões do grupo de protagonistas, definiremos as atividades a serem desenvolvidas em 2013 voltadas à terceira idade”, afirma Rosana Altimari, acrescentando que é muito importante que a participação da população idosa no município seja fortalecida.
O Conselho Municipal do Idoso também tem contribuído para esses resultados positivos. “Fizemos a II Conferência do Idoso e trabalhamos na implantação de propostas aprovadas visando melhorias para a população idosa de Rio Claro”, afirma o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Carlos Riani Costa.
O trabalho da prefeitura voltado aos idosos é intersecretarial e envolve vários setores nas ações para proporcionar lazer, cultura, saúde, convivência e esportes àqueles que há décadas vêm ajudando a construir a história da cidade. Assim, com o apoio da prefeitura, os idosos participam de eventos, atividades religiosas, turísticas e físicas, além de ajudarem o próximo colaborando nas campanhas e eventos realizados pelo FSS.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões