Malanje - Os idosos e deficientes acolhidos no Lar da terceira idade do Bairro da Maxinde, cidade de Malanje, afecto à Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (Minars) terão apoios nos próximos dias, do governo provincial.
A garantia foi dada pelo governador local, Norberto dos Santos, durante uma visita de constatação que efectuou recentemente ao referido centro, no âmbito das constatações que vem efectuando ao longo da semana às instituições públicas. As mesmas visam constatar as suas condições de trabalho e dificuldades.
Sem avançar datas e os respectivos apoios, Kwata Kanawa referiu ter já conhecimento das necessidades do centro e dos seus assistidos, pelo que esforços serão envidados no sentido de se criar mecanismos para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e outras pessoas carentes acolhidas no lar.
“Viemos apenas constatar as vossas preocupações, para numa segunda fase podermos ajudar a melhorar a vossa condição social”, rematou, desejando bem-estar e saúde aos idosos.
Por sua vez, a directora do Lar, Conceição Ruivo, disse que as maiores preocupações prendem-se com a falta de um centro de saúde interno e viatura de apoio, bem como o reforço da capacidade alimentar, com vista a aumentar o número de refeições e melhorar a dieta dos velhos.
“Temos recebido bens alimentares, mas em quantidades insuficientes para garantir três refeições dia aos assistidos”, explicou.
O Lar funciona com quatro técnicos sociais e seis trabalhadores eventuais, que prestam toda a assistência aos mais velhos, sendo na confecção de alimentos, tratamento higiénico e outros.
A instituição acolhe actualmente 32 idosos e quatro deficientes físicos.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões