O envelhecimento facial é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea (esqueletização).
Como se desenvolve?
Ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das “bochechas”, no “queixo duplo”, no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.
Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar. A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.
Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, também têm o seu papel no aparecimento mais ou menos precoce dos sinais de envelhecimento.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico das deformidades é feito pelo Médico, fisioterapeuta ou Esteticista, a partir de queixas específicas do paciente.
Como se faz a prevenção?
As medidas de prevenção incluem os cuidados com a textura da pele, evitar ganho e perda excessiva de peso, limitar a exposição solar, inclusive utilizando filtros bloqueadores solares e não fumar, tratamentos estéticos que estimulem colágeno e elastina da pele e que estimulem “fatores de crescimento.”
Fatores de Crescimento: São proteínas produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por “Comunicação Celular”. Graças a esta comunicação química que existe entre as células, o tecido desempenha a sua função. Na pele, os Fatores de Crescimento e seus peptídeos são responsáveis por: Iniciar o processo de cicatrização, substituindo o tecido danificado por um tecido novo e estimular a produção de colágeno e, desta forma, promover o preenchimento da pele. Existem hoje vários tratamentos de estimulação muito eficientes na área da estética um deles é o “Peeling.”
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões