A maioria dos idosos tem proteção previdenciária Em Alagoas essa proteção é de 82,8%


Na segunda-feira, 1º, é comemorado o Dia do Idoso. De acordo com o censo do IBGE 2010, a cobertura previdenciária entre os idosos com idade igual ou superior a 60 anos é de 80,4%. Os idosos socialmente protegidos – que recebiam aposentadoria ou pensão de qualquer regime previdenciário ou da assistência social ou contribuíam para a Previdência Social – totalizavam 16,56 milhões de pessoas naquele ano, sendo 7,67 milhões de homens e 8,88 milhões de mulheres. A proteção entre os homens chegava a 83,9%, resultado superior ao observado entre as mulheres (77,6%). A maior parte dos idosos protegidos recebia aposentadoria e/ou pensão, grupo em que preponderavam as mulheres.


Em Alagoas a proteção previdenciária dos idosos é de 82,8%, superior a média nacional. Com relação aos benefícios pagos pelo INSS no estado, os idosos representam 63% dos 457 mil beneficiários, ou seja, 288 mil possuem idade igual ou superior a 60 anos e a maioria deles (154 mil) tem idade igual ou superior a 70 anos. Do total desses 288 mil idosos, 119 mil são aposentados por idade, 34 mil recebem o benefício assistencial do idoso e os demais são pensionistas, aposentados por tempo de contribuição e por invalidez.

Em todo o continente americano está havendo um rápido envelhecimento da população. O Brasil possui hoje 10% da população acima de 60 anos. A previsão é que em 2050, esse número será de 30%, ou seja, três vezes mais idosos do que temos hoje. Esses números indicam a necessidade de políticas na área de previdência, saúde e acessibilidade para os idosos.

Benefícios - Os idosos podem receber a aposentadoria por idade ao completarem 60 anos, no caso das mulheres, e 65, os homens. Os trabalhadores rurais se aposentam cinco anos mais cedo: mulheres aos 55 anos e homens aos 60 anos. Além da idade é necessário ter 15 anos de contribuição. No caso do segurado especial (pequenos produtores rurais e pescadores artesanais) não é exigido a contribuição, apenas a atividade pelo mesmo período.

Os idosos que não contribuíram para o INSS, não possuem renda ou se a renda per capita do grupo familiar é inferior a um quarto do salário mínimo podem solicitar o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS), a partir dos 65 anos de idade.

Para requerer a aposentadoria por idade e o benefício assistencial é necessário fazer o agendamento para marcar dia e hora e local do atendimento, Essa marcação pode ser feita pelo telefone 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br).

Comentários