Idosos: No Brasil, 80% deles são independentes


Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Desse total, 80% não precisam de acompanhamento de ninguém. É o caso de Jorge Marino. Aos 70 anos ele é professor de dança e acredita que tem boa saúde porque cuida da alimentação e faz dança: ”Eu evito qualquer tipo de droga, refrigerantes, alimentos com agrotóxicos e não como nenhum tipo de bicho. Eu danço religiosamente todas as noites Saio para dançar forró até de madrugada.”
A coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Maria Cristina Hoffmann, informa que a expectativa de vida no País para homens é de 69 anos e para mulheres 77 anos. Ela diz que as pessoas estão vivendo mais por causa de vários fatores, entre eles a queda na taxa de fecundidade: ”O aumento da esperança de vida ao nascer é uma combinação da queda do nível geral de fecundidade e um aumento absoluto na verdade relativo da população idosa em função do cuidado, da qualidade de vida, do acesso aos serviços de saúde, muitos idosos ainda trabalham, seja remunerado ou não, tem funções sociais importantes junto à sua família”.
Maria Cristina Hoffmann lembra que para o idoso ter qualidade de vida ele deve participar da sociedade, não ficar recluso em casa e ter o espaço respeitado.

Comentários