Exames periódicos nos idosos melhoram diagnóstico precoce de doenças graves


A saúdecuf acaba de lançar um programa de check-up, que inclui um pacote especialmente direcionado à população sénior, com o objetivo de promover a saúde e qualidade de vida nesta faixa etária.
“A partir dos 50 anos é aconselhável a realização anual de um raio X ao tórax, umaecografia pélvica, abdominal, renal e suprarenal, um audiograma, um eletrocardiograma e um exame de rastreiovisual, além de uma bateria de análises clínicas”, explica José Ramos Osório, médicode medicina geral e familiar da clínicacuf cascais.

E acrescenta: “Uma atitude preventiva e adequada, sempre orientada pelo seumédico assistente poderá garantir lhe não só mais anos de vida mas anos de vida com qualidade. Os exames periódicos são por isso um importante auxiliarpara a deteção atempada de doenças graves como os aneurismas da aortaabdominal, o cancro da próstata ou mama, a diminuição acentuada de visão ouaudição e a hipertensão arterial”.

A polimedicação, o abuso de álcool, o tabagismo, os hábitos alimentares, a vida sedentária, os acidentes de viação e as quedas, são os principais fatores de risco a partir dos 50 anos.
O programa de check-up está disponível na clínicacuf alvalade, clínicacuf cascais, clínicacuf belém, clínicacuf torres vedras e institutocuf (Porto).

Comentários