Dieta com antioxidantes retarda o envelhecimento


Rugas, pele flácida, cabelos brancos... Envelhecimento. Você sabia que esta palavra, tão temida pela sociedade moderna que busca manter boa aparência física, pode ser adiada em seu vocabulário?

Não, você não leu errado e não é milagre. É isso mesmo. Hoje em dia é possível retardar os efeitos do envelhecimento com aliados simples e naturais que estão ao alcance de todos nós, os alimentos antioxidantes.

Dieta com antioxidantes retarda o envelhecimentoSegundo a nutricionista Paula Castilho, eles já são produzidos pelo nosso corpo, entretanto, uma dieta com os alimentos corretos é fundamental para que os efeitos de fotoproteção, regeneração, reprodução celular e rejuvenescimento se multipliquem. “Eles atuam como vitaminas que combatem e neutralizam os efeitos dos radicais livres (moléculas de produção contínua causada pelo estresse, radiação solar, poluição, cigarro e alimentação ruim), que causam envelhecimento precoce e também danos estéticos como acne, estrias e celulite”.

Ter um estilo de vida saudável, praticar atividades físicas e, principalmente, cuidar da alimentação é construir barreiras contra o envelhecimento. Por isso, elaboramos uma lista com dicas de alimentos que podem auxiliar sua dieta e adiar este processo.

* Vitamina E: É fundamental para retardar o envelhecimento dos tecidos por contribuir para manter a elasticidade natural e enrijecimento dos tecidos.
Fontes: Óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes.

* Selênio: É um oligoelemento, poderoso antioxidante e essencial para o funcionamento normal do sistema imunológico e glândulas de tireóide.
Fontes: Carnes, oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes), cereais integrais, ovos, leite e derivados.

* Zinco: Necessário para a síntese de enzimas relacionadas à ação antioxidante, cicatrização e produção de colágeno. Possui relação com a manutenção de uma pele saudável, ou seja, sua deficiência ocasiona lesões em pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas.
Fontes: Carnes, aves, frutos do mar, laticínios, feijões, lentilhas, nozes, sementes (em especial a de abóbora) e cereais integrais.
* Bioflavonóides: São componentes das plantas que agem como antioxidantes. Além de proteger a vitamina C de uma possível oxidação no sangue, permite que o corpo seja beneficiado por uma ação mais ampla da vitamina. Possui propriedades anti-alérgicas, anti-inflamatórias, anti-bactericidas, anti-virais e anti-oxidantes, prevenindo contra o envelhecimento precoce.
Fontes: Frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras.

* Carotenóides: Com atividade pró-vitamina A, tem função antimutagênico por seu efeito imunomodelador, oferece proteção contra algumas doenças degenerativas, como certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e catarata. Inibe a modificação decorrente a ação oxidativa em lipoproteína de baixa densidade, influencia positivamente no processo aterosclerótico e, conseqüentemente, a progressão de doenças coronarianas.
Fonte: Frutas e vegetais amarelados a alaranjados, brócolis e escarola.

* Licopeno: Pertencente ao grupo dos carotenóides, possui poder antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Tem ação anticancerígena, principalmente com relação ao câncer de próstata.
Fontes: Principalmente no tomate, de preferência cozido (Ex: Molho de tomate).

* Ômega 3: O ácido graxo essencial ômega 3, classificado como uma gorduras poliinsaturadas é vital para obtenção de um nível ótimo de saúde e para a desaceleração do processo de envelhecimento, pois controlam a entrada e a saída de compostos pelas células, uma vez que estas gorduras fazem parte das membranas celulares. Também são as principais fontes de energia celular.
Fontes: Peixes de águas frias, óleo de linhaça, óleo de soja e óleo de canola.

Comentários