Dieta que evita a queda de cabelo, fortalece as unhas e até pode retardar o envelhecimento. Parece milagre, o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Vanderli Marchiori mostraram que alimentos que possuem antioxidantes podem trazer esses benefícios.
Antioxidantes são moléculas que funcionam como defesa do organismo e neutralizam os radicais livres, substâncias que são produzidas em excesso por causa do estresse, da radiação solar, da poluição, do hábito de fumar e até da alimentação ruim. Essa produção excessiva de radicais livres pode destruir as células e causar danos à saúde, como diabetes e infertilidade, e também danos estéticos, como acne, celulite, estrias e rugas.
Para evitar que isso aconteça e combater esses radicais livres, o corpo produz naturalmente moléculas antioxidantes, mas esses benefícios podem ser adquiridos também através da alimentação.
Alguns antioxidantes, por exemplo, são produzidos após a ingestão de alimentos fontes de manganês (cereais integrais, folhas verdes e chás), cobre (nozes) e zinco (sardinha, aveia, carnes e leguminosas).
Mascar cravo também tem ação antioxidante porque os princípios ativos são absorvidos pela mucosa da boca e podem fazer bem à saúde. Além do cravo, outros alimentos também têm esses benefícios, como canela, açafrão, páprica, cominho, açaí, morango, abacate, laranja, uva, acerola, caju e até o chocolate. Temperos como alecrim, manjericão e orégano também são benéficos. A dica da nutricionista Vanderli Marchiori é comer esses alimentos, no mínimo, uma vez a cada dois dias.
O suco antioxidante pode ser consumido todos os dias e tem frutas vermelhas misturadas com alguns alimentos que podem trazer benefícios para a saúde.
Veja como preparar:
Bata uma polpa congelada de frutas vermelhas com os ingredientes abaixo:
1 colher de café de cravo em pó
1 colher de cacau em pó
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de gérmen de trigo
200 ml de água filtrada
Chia emagrece?
Apesar da dieta com antioxidantes parecer milagre, nem tudo é assim. A repórter Marina Araújo foi descobrir se a semente de chia ajuda a emagrecer. Apesar de ser uma fonte de fibras e proteína e dar a sensação de satisfação, o grão sozinho não ajuda a perder peso.
A chia aumenta a saciedade porque, em contato com líquido, incha. Por isso, ela pode trazer benefícios para a dieta por ser nutritiva e por fazer a pessoa comer menos. Mas vale lembrar que o que importa é a alimentação no geral, ou seja, a pessoa não pode achar que comendo apenas a chia vai perder peso.
Segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio, a chia pode ajudar se toda a dieta for controlada diariamente. Nesse caso, a dica é acrescentar os grãos na alimentação e misturá-los aos alimentos, como na salada, por exemplo.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões