O excesso de açúcar pode promover o acúmulo de quilos extras, mas cientistas afirmam que ele pode provocar doenças como câncer, doenças cardíacas e problemas no fígado. Publicado essa semana na revista Nature, o artigo intitulado “A verdade tóxica sobre o açúcar” é escrito por pesquisadores que defendem restrições ao consumo desregrado de açúcar. De acordo com os cientistas, em grande quantidade, ele pode ser tão venenoso para o organismo quanto o cigarro e o álcool.
Produtos industrializados cheios de açúcar são vilões para a saúde
Comandada pelo endocrinologista Robert H. Lustig, da Universidade da Califórnia, a equipe explica que o açúcar adicionado aos produtos industrializados é o grande responsável pelo aumento dos casos de doenças graves, como obesidade e câncer. O açúcar também alteraria o metabolismo, elevando a pressão arterial e provocando desregulações hormonais.
Pesquisas anteriores sugerem que o consumo desmedido de açúcar é capaz de provocar diabetes, infarto, danos à retina, impotência sexual e acidentes vasculares cerebrais. Por esse motivo, os cientistas defendem que os governos criem taxas para elevar os preços de produtos industrializados cheios de açúcar, como forma de inibir o consumo. Eles também recomendam que estes produtos não sejam vendidos nas escolas e que, fora delas, haja idade mínima para a compra.
Linguiça e presunto também contêm açúcar
No livro “Açúcar: o perigo doce” (Editora Alaúde, 344 páginas, R$33), o autor Fernando Carvalho lista produtos que o consumidor nem imagina que contenha açúcar. Segundo Fernando, alimentos como linguiça, mortadela, presunto, ketchup, mostarda, milho e ervilha em conserva contém açúcar na composição.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões