Ingestão de vitamina D e cálcio pode aumentar expectativa de vida de idosos


Uma pesquisa realizada pela Universidade da Aarhus, na Dinamarca, concluiu que a ingestão de suplementos de cálcio e vitamina D na terceira idade pode ser capaz de proporcionar um aumento na expectativa de vida dos idosos.
O estudo, divulgado no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que entre os idosos com idade média de 70 anos, o uso de suplementos com essas substâncias pode causar uma redução de até 9% nas chances de mortalidade em um período de três anos.
A conclusão foi obtida a partir da análise de outros oito estudos clínicos a respeito dos efeitos que suplementos de vitamina D e de cálcio manifestam sobre a saúde de seus usuários. De acordo com a pesquisa, o benefício do aumento de expectativa de vida ocorre com a ingestão diária de suplementos contendo de 10 a 20 microgramas de vitamina D, juntamente com 1.000 miligramas de cálcio.
Ambas as quantidades correspondem ao valor recomendado pelo Ministério da Saúde e contam com o diferencial de favorecerem, ainda mais, a saúde do idoso. O estudo da Universidade de Aarhus envolveu mais de 70.000 pesquisados, grande parte do sexo feminino na faixa dos 70 anos. Sua conclusão levantou hipóteses sobre como prolongar a longevidade na terceira idade, mas, de acordo com seus coordenadores, ainda precisa ser avaliada mais profundamente. Enquanto isso, o segredo para prolongar os anos de vida continua sendo a prevenção, por meio de medidas como praticar atividades físicas, não fumar, seguir uma alimentação saudável e manter convênio a algum plano de saúde específico para o idoso.


Comentários