O Núcleo de Atendimento ao Idoso foi inaugurado nesta quinta-feira (5) na 93ª DP (Volta Redonda). O Nuai funcionará em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, através do Cepai - Central de Pré-Atendimento ao Idoso -, que irá investigar denúncias de abuso e violência contra a população da terceira idade.
Estiveram presentes autoridades no evento o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB); a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha; o coordenador Regional de Polícia do Interior, Ricardo Martins; os delegados da 93ª DP, Antônio Furtado e Márcio Figueiroa - além dos responsáveis pelas delegacias de outros municípios da região -; integrantes do Conselho do Idoso e o presidente do órgão, Fernando Aureliano.
Um dos idealizadores do projeto junto à prefeitura, o delegado titular de Volta Redonda, Antônio Furtado, destacou o quanto a união de forças tem feito com que a cidade ganhe visibilidade em ações de segurança pública. Ele explicou como vai funcionar o Centro:
- O idoso vai poder escolher se quer ir direto ao Nuai ou se prefere fazer um registro no Conselho do Idoso. Vamos privilegiar o que for mais rápido e eficiente. Agora, a pessoa tem duas opções - disse.
O policial civil contou que o Núcleo já está funcionando, proporcionando muito mais que uma estrutura física dentro da 93ª DP.
- A delegacia recebeu cinco novos policiais para tratar especificamente dos casos envolvendo os idosos; é mais que uma estrutura física, é uma estrutura humana. São profissionais treinados que irão realizar um trabalho voltado para que não fique, jamais, uma sensação de impunidade em casos de violência contra a população da terceira idade. O sofrimento vai ocorrer no crime na rua, mas a estrutura montada na delegacia é para bem atender e dar uma resposta rápida. Essa é a nossa missão e, hoje, é uma realidade - afirmou.
A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, falou sobre a complementação do serviço no estado do Rio.
- Nós temos a Delegacia Especial da Pessoa da Terceira Idade e, agora, o núcleo vem completar essa rede de atendimento à população - disse.
Ela ainda afirmou que, com os atendimentos especializados, as pessoas se sentirão mais à vontade para denunciar, e isso automaticamente aumentará o número de registros de violência.
- Eu não tenho dúvida que vai aumentar o número de casos. Isso não quer dizer que aumentou a violência, mas, sim, que o núcleo dará visibilidade a essa ocorrência que não era conhecida e será investigada e apurada - disse ela. - O Nuai terá um aspecto regional, e as cidades em torno de Volta Redonda procurarão esse serviço. As pessoas vão se sentir convencidas, fortalecidas e capazes de procurar o apoio da polícia e da prefeitura na questão da defesa do idoso - finalizou.
Arlindo Novais
Denúncias
Além da nova sede, as denúncias contra maus-tratos podem ser feitas na Central Ligue Idoso (0800 7260662), que está à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outros recursos de atendimento à pessoa idosa em Volta Redonda são as unidades Cras distribuídas em 31 bairros da cidade, e o Centro Dia do Idoso.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões