Saiba como prevenir desde já as doenças que mais atingem os brasileiros na terceira idade

De acordo com dados do último Censo, realizado em 2010, o Brasil está envelhecendo e, junto com ele, as doenças que mais afetam os brasileiros estão mudando. 'Houve um recente aumento de enfermidades complexas, próprias das faixas etárias mais avançadas. As doenças crônicas cresceram e, entre os idosos, atinge 75,5% (69,3% entre os homens e 80,2% entre as mulheres).
Problemas do coração - de acordo com o IBGE, atingem 11,8% do idosos, variando entre infarto, angina e insuficiência cardíaca. Sedentarismo, colesterol, obesidade, fumo e diabetes são fatores que aumentam o risco.
Problemas de visão - com a idade, é comum que a audição se alterem. A partir dos 60 anos, há aumento dos casos de catarata, degeneração macular, glaucoma e retinopatia diabética. É necessário não descuidar dos exames oftalmológicos e atentar para a hereditariedade.
Alerta masculino - o câncer de próstata é o tipo que mais mata homens com mais de 70 anos. Para prevenir, é importante fazer o exame do PSA e do toque retal anualmente, a partir dos 50 anos.
Doenças respiratórias - o alerta começa junto com as estações mais frias. A mais comum delas é a bronquite, uma reação inflamatória que impede a chegada do ar aos pulmões. Algumas alergias, poeira, infecções respiratórias e irritações causadas por fumaça ou fumo podem causar a doença.
Osteoporose - ela afeta principalmente as mulheres idosas, com sete vezes mais risco quando comparado aos homens. O consumo de cálcio é fundamental para evitá-la – mas deve ser mantido regular por toda a vida.

Comentários