Internautas da terceira idade têm boa situação financeira, interesse por tecnologia e priorizam qualidade de vida, segundo levantamento - Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest apontou o perfil dos internautas idosos no Brasil. De acordo com os dados, a maioria viaja ao exterior, possui residência própria têm rendimentos superiores ao restante dos usuários de internet do país. Ao todo, participaram da pesquisa 17.730 internautas de várias faixas etárias e foram realizadas comparações entre amostras com pesquisados dos sexos masculino e feminino: 17.417 pessoas de 16 a 59 anos de idade e 313 com 60 anos ou mais.Segundo a pesquisa, enquanto a renda média do internauta em geral é de R$ 1.928, a dos "conectados" da terceira idade é de R$ 2.998. Com relação ao nível social, os internautas mais maduros têm maior presença na classe A (23%), contra apenas 18% dos entrevistados em geral.Em relação à posse de casa própria, a relação de internautas da terceira idade para os demais pesquisados é de 78% para 70%. O público mais velho diz possuir produtos de valor e bens tecnológicos, como filmadora, computador, conversor digital, TV LCD, plasma ou tela plana e ainda declaram ter interesse em adquirir novos equipamentos como notebooks e smartphones.
Outro fator que chama atenção está relacionado à qualidade de vida deste público, pois 35% dos respondentes com mais de 60 anos viajaram três ou mais vezes ao exterior, nos últimos 2 anos – entre o restante dos pesquisados, este percentual é de apenas 22%.
Com mais tempo e maior renda, apenas 37% dos entrevistados da terceira idade ainda exercem atividade remunerada (contra 73% dos internautas mais jovens) e, dentre estes, 42% trabalham apenas meio período – percentual que cai para 28% entre os pesquisados com menos de 60 anos.Estes fatores podem estar atrelados a uma possível maior prudência financeira desde público, somada à facilidade de crédito que possuem no mercado. Apesar de terem uma renda maior, os internautas da terceira idade geralmente têm menos cartões de crédito ou débito e nem pretendem adquiri-los, mas mostram-se bons controladores de investimentos, empréstimos e não deixam de pagar os seguros de automóvel e residência.Quando o assunto é o uso da Internet pela terceira idade, os homens são mais ativos que as mulheres e representam 52% da amostra, enquanto os internautas mais jovens se dividem em 55% de mulheres e 45% de homens.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões