Excesso de peso afecta saúde mental




De acordo com um recente estudo divulgado na revista Scientific American, a saúde mental é comprovadamente afectada pela obesidade, uma vez que agrava as hipóteses de desenvolver depressão, doença de Alzheimer, disfunções na saúde sexual e reprodutiva e na qualidade de vida diária, sobretudo para os que estão a envelhecer, avança comunicado de imprensa.

A investigação analisou cerca de uma dúzia de estudos e concluiu que a obesidade pode ser uma causa importante de depressão, possivelmente devido à combinação de factores fisiológicos e do estigma social. Observou-se que os neurónios da região do córtex cerebral se apresentavam atrofiados e com deformação. “Da mesma forma que o corpo influencia a mente, o contrário também é verdadeiro. A reprogramação do cérebro através da Programação Neurolinguística aplicada ao emagrecimento saudável, oferece ferramentas emocionais para o perfeito controlo das funções cognitivas, gerando um bem estar físico, mental e como consequência o emagrecimento desejado”, explica a directora do Instituto Internacional de Programação Neurolinguística – InPNL, Luzia Wittmann. Portugal faz parte do grupo de países com maior percentagem de jovens com excesso de peso ou que sofrem de obesidade. Num ranking de 39 estados europeus e da América do Norte, o país aparece em 5.º lugar.

O Instituto Internacional de Programação Neurolinguística - O InPNL, primeiro instituto português a divulgar, ensinar e certificar internacionalmente em PNL, apoia organizações e indivíduos no seu caminho para o bem-estar e sucesso, proporcionando conhecimentos, técnicas, estratégias e experiências adequadas a cada caso. O InPNL promove acções de formação e acompanhamento individual, recorrendo aos mais avançados conhecimentos e à tecnologia de ponta na área da comunicação, desenvolvimento das potencialidades individuais e realização pessoal.

Comentários