Idosos redescobrem o prazer de aprender o novo


Esse aluno é um exemplo de dedicação e é justamente por isso que conquistou o mesmo ritmo de rendimento dos colegas mais jovens. "Na maturidade a pessoa tem dificuldades porque já ficou muito tempo sem estudar, então precisa se dedicar mais para acompanhar o ritmo dos colegas. Esse aluno tem muitos pontos a seu favor. Primeiro conquistou o apoio dos colegas do curso, foi muito bem recebido; além disso, ele se comprometeu a estudar bastante, tanto é que a turma está evoluindo em pé de igualdade", afirma.

Um certo receio de não se enturmar é natural, entretanto os professores têm um importante papel na integração desse aluno em turmas regulares. Anne leciona com a disposição das carteiras em círculo, isso facilita a interação entre os estudantes. Outro desafio é que no momento em que se decide voltar aos estudos, o aluno da terceira idade tem que recuperar a capacidade de automotivação e manter a mente aberta para aprender coisas novas. O aluno que se empenha, estuda em casa, participa das atividades da turma, esse vai longe, em qualquer idade. "Todos estão aprendendo do início, trocam experiências e se desenvolvem juntos. Além do idioma, esse aluno fez questão de aprender informática para participar do grupo que nós temos na rede social. Ele é muito empenhado, faz as tarefas até antes de eu mandar e está superando a timidez. Outro dia falamos de improviso e fico feliz em dizer que ele se saiu muito bem", conta ela, orgulhosa.

Entre elas

A vontade de aprender inglês para se comunicar em viagens motivou um grupo de amigas a voltar à sala de aula. Uma delas é professora de inglês e montou uma turma só com alunas da terceira idade. O resultado é que o aprendizado do novo idioma se transformou em uma ponte entre elas. "Eu comecei com um grupo de amigas quando regressei do Japão. Elas vieram, conheceram o método e nós criamos um curso com ênfase no inglês para viagens. Aqui o objetivo é aprender por prazer, sem provas, sem cobrança para terminar o livro nesse ou naquele mês. É tudo sob medida para elas", diz Rosa Yagui.


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NUNCA É TARDE PARA APRENDER Um grupo de amigas se matriculou em um curso de idiomas, com aulas personalizadas e ênfase no inglês para viagens

A turma aceita novos integrantes e têm alunas fiéis e uma das estratégias da professora foi transportar as aulas também para atividades extraclasse. As alunas têm uma programação paralela, que consiste em passeios e pequenas viagens para exercitar a comunicação no idioma inglês enquanto se divertem. A maioria das alunas é descendente de japoneses e, mesmo as que não são, gostam muito de plantas. Por conta disso, um dos passeios mais recentes foi para ver uma exposição de bonsais em Mandaguari.

A professora diz que a experiência tem sido gratificante, especialmente porque tem visto que as alunas vão para as aulas para relaxar e, aos poucos estão desenvolvendo sua independência no idioma inglês. "Quando nos sentamos em sala, avaliamos o progresso do grupo e, sempre que necessário, retomamos o que é necessário. A intenção é bem essa, fazer com que o processo de aprendizado seja prazeroso, do meu lado está a responsabilidade de estimulá-las a progredir e me sinto muito orgulhosa de ver a evolução da turma".

Máquinas sob controle

As aulas de informática do Senac para a terceira idade foram desenvolvidas com uma metodologia especialmente para esse perfil de aluno. Esse modo todo especial de orientar quem está descobrindo a tecnologia na faixa dos 60 garante turmas cheias o ano inteiro. A professora Cláudia Tupan Rosa é uma apaixonada confessa da evolução de seus alunos da maturidade e garante que vibra junto com cada um que envia seu primeiro e-mail ou interage em rede social. "Eu adoro trabalhar com eles porque o idoso se sente distante da realidade, se sente em defasagem em relação aos netos. No momento em que descobrem a informática, eles voltam a se integrar", diz.

Cláudia afirma que os idosos procuram as aulas basicamente para se comunicar com as famílias, com os netos - abrir arquivos de fotos, enviar e abrir e-mail, matar a saudade de quem está longe e interagir com outras pessoas que têm os mesmos interesses que eles. As aulas se transformam em espaços de interação e, com tanta vivência coletiva, também se forma uma rede de conhecimento com diversos temas.

Uma das novidades que mais diverte e ensina é a navegação na internet, especialmente o buscador Google e a ferramente Google Maps.

Para este primeiro contato, Cláudia usa os recursos da rede e faz com que cada um dos alunos da terceira idade "visite" o lugar onde mora ou onde nasceu. "Eles ficam empolgados porque muitos nunca mais voltaram às suas cidades de origem ou não as visitam há décadas. Há lugares que mudaram tanto que são irreconhecíveis. Agora é possível simular uma caminhada pelas ruas e é um momento muito emocionante", afirma.

A professora diz que, independente do que as pessoas da maturidade buscam aprender, o saldo sempre será positivo. Nessa fase da vida muitos moram sozinhos, outros passam o dia sem ver a família em virtude de trabalho e estudos, por isso ter novos amigos e um programa individual é tão importante para eles. Especialmente no caso das aulas de informática, o efeito é ainda mais visível. O aluno da terceira idade ganha de volta a facilidade de se comunicar com o mundo e pode continuar seu aprendizado, por exemplo, no curso de edição de imagens.

"Imagine para quem é da geração em que cada foto era única, em papel, poder digitalizar, corrigir, arquivar e até restaurar imagens? Eles ficam muito empolgados, trocam fotos dos netos, recebem e enviam fotos de si mesmos. O idoso nunca mais se sente sozinho, é uma sensação muito boa", garante. Com turmas sempre cheias, Cláudia teve o privilégio de ensinar a mãe e vê-la evoluindo dia a dia.

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