Terapia ocupacional melhora qualidade de vida dos idosos



A Casa do Idoso oferece atividades de terapia ocupacional (TO) para a terceira idade, ministrada por um profissional da área de saúde que trabalha de forma preventiva no planejamento e organização do dia-a-dia dos idosos, possibilitando melhor qualidade de vida.

O terapeuta ocupacional promove atividades que previnem, desenvolvem, tratam e recuperam pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de autocuidado ou interação social. O autocuidado é a atenção e a ação que se exerce sobre si mesmo para preservar e cultivar uma boa qualidade de vida.

Segundo a terapeuta ocupacional da Casa do Idoso Centro, Sabrina Benedetto, o processo de envelhecimento vem naturalmente acompanhado por perdas nas capacidades motoras e cognitivas.

“Os déficits cognitivos causam grande impacto sobre a vida dos idosos, podendo criar dificuldades na participação ativa no cotidiano. Daí a importância do estímulo cognitivo como forma de prevenção e manutenção das habilidades cognitivas remanescentes, onde a terapia ocupacional entra como ferramenta facilitadora e orientadora deste processo”, explica.

A cognição é um processo de conhecimento, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

Na Casa do Idoso, os atendimentos são realizados por meio de grupos de convivência, buscando atingir um público sem déficit cognitivo ou com alterações cognitivas leves. O enfoque é preventivo e visa proporcionar atividades variadas, direcionadas e adaptadas ao idoso.

São atividades de consciência corporal (expressão corporal, relaxamento), dinâmicas de grupo (interação interpessoal), palestras educativas (discussão de temas referentes ao processo do envelhecimento), atividades de lazer específicas ou direcionadas e exercícios para estimular e manter as habilidades cognitivas.

Essas atividades são oferecidas dentro das oficinas de jogos de raciocínio, memória, movimento e relaxamento. Nas três unidades da Casa do Idoso (Centro, Sul e Leste), as atividades de TO são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Comentários