Seis figuras lendárias e longevas da história

Noé, Peng Zu, Devraha Baba, Li Ching-Yuen, Henry Jenkins e Sara viveram entre 170 e 950 anos
Li Ching Yuen foi um herborista chinês que viveu mais de 256 anos. Ele morreu em 6 de maio de 1933 quando ensinava artes marciais a seus alunos (Divulgação/Epoch Times)
Li Ching Yuen foi um herborista e mestre de artes marciais chinês que viveu
mais de 256 anos
(Divulgação/Epoch Times)

No passado, viver mais de 200 anos era comum. Se era o clima, a genética, a dieta ou a radiação o que os diferenciava do resto de nós, isso depende de relatos de testemunhas. As características que eles compartilham, seja lendária ou histórica, inclui a procura da calma interior, ressaltando a importância da virtude.


Noé – 950 anos
Famoso por construir a Arca de Noé; um dos patriarcas bíblicos, viveu 600 anos antes do dilúvio. Deus o instruiu para que construísse a arca, salvando a si e sua família e a uma coleção de animais. Depois do dilúvio viveu mais 350 anos.
Antes do dilúvio, a idade média dos patriarcas era de quase mil anos, de acordo com estudos bíblicos. Depois da grande enchente, houve uma queda nesses números. Sem, filho de Noé, viveu apenas 600 anos.

Peng Zu – 880 anos

Descendente do Imperador Amarelo, Peng Zu é um símbolo de longevidade na China. Ele viveu durante a dinastia Shang em torno do século XVII ao século XI a.C. Peng Zu parecia muito jovem, mesmo em seus últimos anos; ele viveu por várias dinastias. Conta-se que tinha 49 esposas e 54 filhos, que morreram antes dele.

Segundo o blogue Chinesegarden101, quando o imperador da dinastia Shang o procurou para saber o segredo da longevidade, Peng respondeu: “Em toda a minha vida eu tenho enfrentado muitas guerras e torturas. Nunca tive o suficiente para comer. Olhe, estou seco e magro. Temo que em breve irei rever meus pais. Que tipo de longevidade é essa?” Existem rumores de que o nome de Peng Zu acidentalmente foi deixado de fora da lista dos mortos.
Devraha Baba, a “Yogue Eterna” – mais de 250 anos

Baba viveu como uma guru yogue e foi visitada por pessoas de todas as classes sociais, incluindo políticos, sacerdotes, de ricos a pobres, de acordo com o site Índia por trás das lentes.

Baba viveu sobre uma plataforma de 12 metros junto ao rio Yamuna. Quando se sentou lá, muitos devotos vieram até ela buscando bênçãos e proteção. Acredita-se que Baba não se alimentava de forma alguma, apenas bebia água do rio. Baba também era capaz de ficar dentro d’água e controlar sua respiração por 30 minutos. Conta-se que Baba nasceu no século XV e que morreu em 1989.

Li Ching Yuen – mais de 256 anos

Yuen foi instrutor de artes marciais e fitoterapeuta. Quando perguntado sobre seu segredo de longevidade, ele disse: “Tenha um coração calmo, sente-se como uma tartaruga, caminhe rápido como um pombo e durma como um cão”, segundo o siteBefore It’s News.

Mencionado pelo New York Times, o Sr. Li acreditava que quem pode viver por pelo menos um século alcançou a paz interior. Li tinha 23 esposas e 180 descendentes.

Ele morreu em 6 de maio de 1933. Quando estava ensinando seus alunos de artes marciais, disse-lhes que tinha completado sua missão na vida e que era hora de voltar para casa.

Henry Jenkins – 169 anos

Afirma-se que Jenkins nasceu em 1501 e faleceu em 1670, e que era de North Yorkshire, Inglaterra. Ele foi obrigado, nos últimos anos de sua vida, a pedir esmolas, embora já tivesse sido mordomo no Castelo Hornby.

Apesar de ter vivido uma vida pobre, construiu-se uma placa perto de seu túmulo quase um século mais tarde, de acordo com o site GENUKI.

“Embora o mundo tenha desprezado e ignorado sua condição pobre, o olho imparcial da Providência viu isso e o abençoou com a saúde de um patriarca e o alongamento dos seus dias, para ensinar ao homem que essas bênçãos são produzidas pela temperança, uma vida de trabalho e uma mente tranquila. Ele viveu até a idade surpreendente de 169 anos, foi enterrado aqui em 6 de dezembro de 1670, e em 1743 fizeram justiça à sua memória.”

Sara – 127 anos

Sara era esposa de Abraão e mãe de Isaac. Na Bíblia está escrito que três homens se aproximaram de Abraão e um deles previu que Abraão teria um filho com Sara. Nesse momento, Sara ouviu a conversa e riu, pensando o quanto aquilo era impossível porque ela já tinha 90 anos. Abraão tinha 100 anos de idade quando teve seu filho, a quem deram o nome de Isaac.

Sarah morreu aos 127 anos, fato que consta na Bíblia. Ela foi enterrada na Caverna do Patriarca, ao sul de Jerusalém, segundo o site JewishVirtualLibrary.

Comentários