Treinamento de Força e Qualidade de Vida na Idade Avançada



Durante longo tempo a musculação sofreu uma série de preconceitos, vista de forma negativa para determinadas populações, entre elas , os idosos. Com a publicação de pesquisas científicas na área, a importância da musculação para a qualidade de vida de idosos foi reconhecida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados idosos, pessoas a partir de 60 anos em países considerados em desenvolvimento e 65 anos nos países desenvolvidos. No entanto, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) destaca que não é sensato definir o idoso por idade cronológica.

A musculação na idade avançada traz uma série de benefícios, tais como: melhora a circulação periférica, aumenta a força e a massa muscular, colabora no controle da pressão arterial, aumenta a autoestima, facilita a realização das tarefas diárias (AVDs), como subir degraus, levantar da cadeira ou do chão, carregar objetos, além de promover independência e inclusão social.

Além disso, a musculação previne e colabora no tratamento de patologias que ocorrem com o avanço da idade como a osteopenia, que evolui para osteoporose e a sarcopenia, que é a perda de massa muscular e força com o passar dos anos.

Portanto, a musculação é parte fundamental do programa de treinamento físico para o idoso. Os exercícios escolhidos devem reproduzir ou auxiliar nas tarefas diárias do idoso. Entre eles, se destacam o agachamento que reproduz o ato de sentar e levantar de uma cadeira, o levantamento terra que imita o ato de pegar um objeto do chão e por sobre a mesa, o desenvolvimento que se transfere na situação de guardar um objeto na prateleira, entre outros. Dessa forma, pode-se dizer estar praticando uma “ musculação funcional”.

A montagem do programa deve respeitar as limitações do idoso que devem ser detectadas através de avaliação médica e física realizada por um profissional especializado.

O profissional que lida com essa população deve ser educado e agradável, pois geralmente o idoso o enxerga não só como professor, mas como um amigo e academia um ambiente de descontração para fazer novos amigos.

Essa é uma população que merece o nosso carinho e atenção, com certeza tem muito para nos ensinar.

Comentários