Queijo de castanhas sem leite retarda o envelhecimento



Para compor um cardápio mais quente, a eco chef Marta Tatini ensina a fazer um queijo de castanhas que retarda o envelhecimento e melhora a pele.

Fonte de selênio, um mineral altamente antioxidante que garante a longevidade, a castanha-do-pará também ajuda no funcionamento da tireoide e no combate a doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade.

Já o ágar-ágar, outro ingrediente presente na receita, previne prisão de ventre e melhora a textura da pele, ao ajudar a evitar rugas e acne.

Para a eco chef, um dos benefícios mais importantes dessa composição é a ausência do leite. "A lactose rouba ferro do organismo, e a caseína, proteína existente na substância, causa diversas inflamações e faz aumentar a incidência de doenças respiratórias, que já são altas neste período do ano."

Quando questionada se a falta de leite não compromete a necessidade de cálcio do organismo, Marta afirma que o gergelim branco é quem acrescenta o mineral ao queijo.

O site Empreendedor Social mostra, semanalmente, uma receita sustentável.


Cookie de aveia com glúten reduzido mantém corpo em forma Leia mais
Queijo de castanha-do-pará

(sem lactose)

Ingredientes:
1/2 copo de castanha-do-pará
1 colher sopa de azeite extra virgem (ou óleo de gergelim torrado)
1 colher de chá de levedo de cerveja sem glúten
1 ½ copo de água
4 colheres de chá de ágar-ágar
1 colher de chá de sal grosso triturado
2 colheres de chá de gergelim branco cru
Suco de limão
Massala à vontade

Modo de preparo:
Deixe as castanhas de molho por 24 horas em um copo e meio de água. Depois, bata no liquidificador por cinco minutos, até virar um leite. Adicione o levedo de cerveja, o sal e a massala e bata novamente até misturar bem as especiarias. Coloque o leite de castanhas, o ágar-ágar e o gergelim em uma panela média. Ferva por dois minutos em fogo médio, sem deixar empelotar. Misture o suco de limão e o azeite. Transfira para um recipiente e leve à geladeira por cerca de quatro horas ou até que fique bem firme. O queijo tem validade de quatro dias e deve ser mantido coberto e refrigerado.

Dicas:
Para compor a massala, misture temperos diversos, como orégano, manjericão, hortelã, alho-poró ou cebolinha picada, conforme sua preferência.

O leite de castanhas pode ser coado ou usado com os pequenos pedaços, que deixam o queijo com mais sabor e crocância.

Martha Tatini é eco chef de Gastronomia Orgânica e professora e mestre em Educação Alimentar e Ambiental, especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica. Realiza buffets orgânicos, consultoria e entrega de refeições orgânicas gourmet.

Comentários