Os benefícios das frutas de outono



Outono é época de colheita de frutas, trazendo mais cor, beleza e aromas diversos às mesas brasileiras. Aproveite a queda nos preços e aumente a ingestão destes alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água. "As frutas são importantes para o bom funcionamento do organismo. Recomenda-se sempre que possível consumi-las com cascas, que têm altos teores de fibras e vitaminas. As cascas de algumas frutas como a do abacaxi, por exemplo, após serem devidamente higienizadas, podem ser utilizadas no preparo de doces e sucos", afirma Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo

A quantidade diária de consumo sugerida é de três a cinco porções. Uma boa dica é substituir os doces, que geralmente são excessivamente açucarados, por frutas, que também são adocicadas. As avermelhadas costumam chamar atenção devido aos sabores agradáveis e cores vibrantes. Essas versões são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonoides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. “Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão”, disse Flávia.

Abacate
Auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Devido ao seu teor calórico deve ser consumido com moderação e sem açúcar.

Açaí
Melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

Abacaxi
Rico em água e fibras, contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão. Possui leve ação diurética.

Maçã
Com propriedade adstringente, a maçã é excelente para a garganta e as cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol. Ajuda a evitar a constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

Mamão
Fonte da enzima papaína, melhora o processo digestivo. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal. Já o melão contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

Morango
Rico em substâncias antioxidantes, o morango previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer.

Banana
Fonte de potássio, a banana pode contribuir para o controle da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar.

Goiaba
Goiaba é fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.

Laranja
A laranja é fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Coco
Além de fornecer energia, o coco é rico sais mineiras e fibras, que estimulam a saúde intestinal.

Melancia
Por ser muito rica em água, a melancia é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas.

Uvas vermelhas
Fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele, a uva contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer.

Comentários