Maquiagem: prevenção contra o envelhecimento cutâneo



Quando o assunto é maquiagem, entre as tendências está a chamada maquiagem inteligente, garante a farmacêutica e proprietária da Dermage Sorocaba, Andréia Navarro. Ela explica que a maquiagem inteligente é aquela que apresenta na sua composição substâncias capazes de tratar a pele enquanto embelezam. “As maquiagens inteligentes são uma forma de prevenção contra o envelhecimento cutâneo. Quanto mais cedo a pessoa começa a tratar a pele, menor serão os danos sofridos no futuro”, afirma.

Ela cita que como poderosos princípios ativos que compõem a maquiagem inteligente estão:

Retinol: Substância derivada da vitamina A, o retinol apresenta alto poder de renovação celular, estimulando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade da pele. Ajuda ainda a retardar o envelhecimento e a combater as espinhas.

Ácido Hialurônico: É uma substância presente no organismo de todos os animais. Possui alto poder hidratante. Nos lábios, aumenta o volume, proporciona firmeza e maciez. Na pele, apaga pequenas imperfeições como manchas, linhas finas e poros.

Colágeno: Uma das proteínas mais abundantes do organismo, preenche as rugas e linhas de expressão, resultando numa pele mais lisa e saudável.

DMAE: É uma substância natural encontrada no corpo humano e em peixes, como o salmão e a sardinha. Possui importante ação antioxidante e firmadora. Atua nas fibras musculares, tornando-as mais firmes e elásticas. Tem pequena ação lifting ao redor dos lábios e sobre as pálpebras superiores.

Tensine: Extraído das sementes de trigo, possui ação tensora imediata (efeito Cinderela), formando um filme elástico sobre a pele capaz de diminuir a profundidade das rugas por cerca de seis horas.

E as olheiras?

Olheiras são os aspectos criados pela concentração anormal de vasos sanguíneos e a dilatação dos mesmos ou deposição de pigmentos escuros produzido por tipo de célula chamada melanócito, conforme explica a fisioterapeuta e dermato funcional Raquel Ginez, do Total Care Day Spa.

Ela explica que as olheiras podem ser causadas por fatores hereditários, cansaço, estresse, distúrbio do sono, tabagismo, proximidade a menstruação e alergia.
Cuidados para evitar as olheiras, segundo Raquel:
  • Evitar exposição excessiva ao sol;
  • Ao limpar ou coçar não fazer fricção intensa na área em torno dos olhos;
  • Retirar o rímel com atenção;
  • Na hora de aplicar o corretivo, passar com ligeiras batidinhas;
  • Dormir de 6 a 8 horas por noite;
  • Ter uma alimentação rica em vitamina C (antioxidante e leva a produção de colágeno), Omega-3 (que ajuda a melhorar a circulação e evitam a dilatação dos vasos);
Em casa, é importante:
  • Fazer compressa de chá de camomila (gelada), que acalma a pele, descongestiona e ajuda a eliminar o inchaço da região das pálpebras.
  • Usar cosméticos com vitamina C e K, que melhoram a hidratação o tônus da pele, ativa a circulação superficial e combate os radicais livres;
  • Bolsa de gelo suaviza por causar vasoconstrição e relaxamento em seguida;
  • Compressa de rodelas de pepinos;
Ela lembra que há tratamentos com laser, cremes específicos para olheiras, ácidos clareadores, carboxiterapia e Radio-Frequência.

Cuidado na escolha dos produtos

Na escolha da maquiagem, alguns cuidados são essenciais, garante a médica dermatologista Lilian Braga.

Ela cita: escolher o produto de acordo com o tipo de pele (produtos oil free para peles oleosas e mais cremosos para peles secas), desse modo evita-se aparecimento ou a piora de acne e o ressecamento intenso da pele; outro cuidado deve ser sempre verificar o prazo de validade, produtos vencidos aumentam o risco de irritação e até de contaminação principalmente aqueles usados na região dos olhos. Mais um cuidado importante é respeitar a faixa etária: crianças devem usar produtos destinados para crianças (são produtos que foram testados e aprovados para uso em crianças). A médica pede atenção aos possíveis sintomas de alergia.

Ela explica que a alergia normalmente se manifesta com o aparecimento de vermelhidão, inchaço, coceira e, às vezes, descamação da região comprometida. “No caso de maquiagem é mais comum na região dos olhos já a pele das pálpebras é mais sensível. Ao primeiro sinal de alergia deve-se interromper imediatamente qualquer produto. Se os sintomas persistirem há necessidade de tratamento sob orientação médica”, afirma.

Atenção especial

Maquiagem pode ser um item do dia a dia, mas merece atenção especial, garante a médica dermatologista e cirurgiã plástica Evandra de Moura Rabello. Alguns cuidados básicos são necessários para evitar a contaminação dos produtos. “Portanto, lavar com constância esponjas e pincéis, usando xampu neutro sem sais ou xampu próprio, seguido de higienização com álcool (que ajuda eliminar fungos e bactérias, além de reduzir o tempo gasto para secagem) é essencial. Também importante é evitar usar as mãos para retirar o produto ao espalhar na pele, e sempre que possível, utilizar materiais descartáveis para realizar o make”, afirma. Ela lembra que toda pele contém microorganismos que vivem nela sem causar doenças. Eles são próprios de cada pessoa. “Assim, usar produtos ou instrumentos de maquiagem de outras pessoas pode trazer contaminação e doenças para sua pele. Isto vale também na loja, ao experimentar produtos tenha cuidado para não levar uma doença consigo para casa”, diz.

Sua maquiagem dura mais se você não deixá-la aberta, em ambiente úmido ou muito quente, não usar a mão ou instrumentos sujos para captá-la da embalagem e aplicar na pele, não emprestar para diversas pessoas, usar instrumentos descartáveis para aplicar, observar data de validade na compra, entre outros cuidados.

Ela afirma que para remover todos os produtos de maquiagem, use produtos neutros, e evite loções alcoólicas adstringentes que alteram o pH da pele, causando ressecamento e envelhecimento. Dormir sem remover o make do dia pode ser fatal para acelerar o envelhecimento cutâneo.

Como retirar a maquiagem de maneira correta?

Nossa pele pode receber prime, base, corretivo, pós, iluminadores, blushes e sombras e, também, inúmeras camadas de rímel nos cílios, porém, não podemos esquecer que precisamos retirar todo esse arsenal de cosméticos para hidratar e cuidar da pele, posteriormente, afirma Nelson Pinheiro, consultor de beleza da empresa Imagen. Hoje, lenços umedecidos, papel manteiga, demaquilantes líquidos e cremosos e sabonetes, além de removerem a make, limpam a pele e retiram a oleosidade: dependendo da proposta do “removedor”. Não há necessidade de remover a maquiagem com força: remova-a sutilmente com lenços e ou algodão, junto com o produto adequado para a remoção. Há pessoas que preferem lavar o rosto primeiramente com seu sabonete preferido e, após, remover o excesso com demaquilantes.

Hidratação

Todo o tipo de pele deve ser hidratada com o produto adequado. “Ao acordar, lave o rosto e use seu creme do dia, como protetor solar. Além de proteger, hoje, há os que possuem hidratantes e fatores com clareadores. Após, faça sua make”, afirma Pinheiro. À tarde, após o almoço, repita o processo: não se esquecendo de remover a maquiagem. À noite, é hora de cuidar ainda mais da pele. Limpe-a, remova os produtos que há na pele. À noite, é um momento ideal para usar cremes hidratantes e/ou os famosos ácidos noturnos, para síntese de colágeno.

Comentários