Jogos de computador retardam o envelhecimento do cérebro



Jogos de treinamento cognitivo como este, o Double Decision (Decisão Dupla), são projetados para melhorar as funções cerebrais e estão no centro de um conjunto de pesquisas sobre a sua eficácia à medida que cientistas tentam encontrar maneiras de evitar os declínios cognitivos que geralmente chegam com a idade.


Um estudo financiado pelo governo dos Estados Unidos publicado este mês descobriu que jogar Double Decision pode retardar e até mesmo reverter declínios na função cerebral associados ao envelhecimento, enquanto fazer palavras cruzadas não tem o mesmo efeito. Este estudo complementa outro estudo anterior de grande porte que descobriu que pessoas de mais idade que jogavam vários jogos cognitivos tinham uma saúde melhor, dirigiam melhor e desempenhavam melhor tarefas diárias como preparar uma refeição.

Médicos que trabalham com idosos dizem que recebem muitas perguntas sobre os chamados jogos de memória e exercícios mentais. Apesar dos resultados promissores dos estudos, alguns médicos dizem que ainda não há evidências suficientes para comprovar que tais exercícios ajudarão as pessoas na vida cotidiana.

"O que eles [os jogos] fazem é treiná-lo com um programa de computador para ter um melhor desempenho em um teste", disse Barbara Messinger-Rapport, diretora do centro de medicina geriátrica da Clínica de Cleveland, em Ohio. "Mas será que isto significa que você se sairá melhor nas atividades da vida real que utilizam essas habilidades como dirigir ... ou gerenciar seus medicamentos?"

Frederick Wolinsky, principal pesquisador do último estudo e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Iowa, disse que estudos anteriores demonstraram que há benefícios reais em jogar certos jogos de computador, incluindo uma redução nos sintomas da depressão. Um estudo publicado em 2011 como parte de um experimento de vários anos financiado pelo governo, conhecido como ACTIVE, mostrou que os participantes que foram acompanhados por seis anos tiveram uma taxa 50% menor de acidentes com veículos motorizados após o treinamento cognitivo, disse Wolinsky, que não participou da pesquisa.

O estudo mais recente, chamado Estudo de Mentes Saudáveis e Ativas de Iowa, divulgado este mês na publicações on-line PLOS ONE, foi um teste que envolveu 681 pessoas saudáveis. Os participantes foram divididos em dois grupos por idade – de 50 a 64 anos e 65 anos ou mais. As pessoas nos grupos diferentes receberam a tarefa de jogar Double Decision ou palavras cruzadas no computador; algumas fizeram os exercícios no laboratório, outras em casa.

O Double Decision exibe rapidamente a imagem de um veículo e de um determinado sinal de trânsito. Como a tela muda constantemente, e veículos e sinais de trânsito variados vêm e vão, os jogadores precisam procurar e identificar o veículo e o sinal que apareceram no início do jogo. Ele torna-se mais desafiador à medida que os jogadores avançam os níveis, forçando-os a acelerar a velocidade mental já que as distrações aumentam e as imagens tornam-se mais difíceis de distinguir. No estudo, que foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde, as pessoas tinham que jogar pelo menos 10 horas num período de 5 a 8 semanas. Um grupo jogou por quatro horas adicionais depois de onze meses.

Antes do início do estudo, os participantes foram submetidos a testes cognitivos tradicionais, que envolviam tarefas de função executiva, como a concentração e a mudança de uma tarefa mental para outra. Os resultados foram classificados em relação ao desempenho médio nesses testes por faixa etária dos participantes.

Os mesmos testes foram administrados um ano mais tarde. Pessoas designadas para fazer palavras cruzadas mostraram um declínio cognitivo típico de um ano, disse Wolinsky. Mas os grupos que jogaram o jogo de computador mostraram uma clara melhora em comparação com a perda normal das funções cognitivas que acontece com a idade. A quantidade de melhora variou entre dois e sete anos, dependendo da função que estava sendo testada. As pessoas que trabalharam em casa melhoraram na mesma proporção das que trabalharam no laboratório.

Melhorias no grupo mais jovem foram iguais às dos participantes mais velhos. "Isso é importante", disse Wolinsky. Isso sugere que "somos capazes de iniciar o processo de recuperação mais cedo, ao invés de esperar até que o declínio cognitivo torne-se muito grande".

No estudo ACTIVE cerca de 2.800 idosos apresentaram melhora na memória, no raciocínio e na velocidade de processamento visual depois que jogaram uma versão anterior do Double Decision, disse Wolinsky, que também trabalhou nesta pesquisa.

O ACTIVE também testou o tempo que levou para fazer as atividades diárias, como preparar uma refeição, e testes de desempenho, tais como a leitura de tabelas de preços para escolher o melhor fornecedor de serviço telefônico, disse Wolinsky. Os participantes mostraram melhor desempenho em comparação com aqueles que não tiveram esse treino cognitivo.

No último estudo, Wolinsky disse que optou por usar uma versão atualizada do jogo Double Decision, em parte porque ele está disponível para usuários domésticos. Para comparar o uso do jogo de computador com outra atividade, ele disse que escolheu palavras cruzadas porque muitas pessoas de mais idade gostam delas e acreditam que elas mantém o cérebro e a mente ativadas e engajadas.

Wolinsky disse que no próximo estudo que espera fazer ele vai usar imagens de ressonância magnética para medir as mudanças no cérebro das pessoas que participarem de exercícios de treinamento cognitivo.

P. Murali Doraiswamy, professor de psiquiatria do Centro Médico da Duke University, em Durham, na Carolina do Norte, disse que o estudo de Iowa foi um dos melhores e mais rigorosos para mostrar os benefícios do treinamento do cérebro em idade avançada. Mas um problema com os jogos de treinamento do cérebro é que muitas vezes as pessoas se cansam e param de jogar. "É uma área muito promissora", disse. "Eu acho que o que precisamos fazer é criar jogos divertidos."

Comentários