Consumir ômega 3 aumenta a longevidade



Novo Hamburgo - Um estudo divulgado pela Escola de Saúde da Universidade de Harvard e pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, sugere que homens e mulheres acima de 65 anos que consomem peixes ou frutos do mar com maior concentração de ômega 3 têm chances de viver, em média, 2,2 anos a mais.

O consumo de produtos com esse tipo de ácido graxo também pode contribuir para reduzir o risco de mortalidade em até 27%. A maior longevidade e o menor risco de morte estão ligados à redução de doenças do coração, que estão entre as maiores causas de morte no mundo. Segundo a nutróloga Jaqueline Coelho, de Porto Alegre, os ácidos graxos evitam a obstrução das artérias.

“Eles alteram a composição lipídica da placa arterial, que causa o ‘entupimento’ do canal e, tem como consequência, o infarto ou o derrame. Também reduzem a formação de triglicerídeos pelo fígado, aumentando o bom colesterol”, explica.

O ômega 3 ainda fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, previne problemas do intestino e crises respiratórias, além de auxiliar no aprendizado, memória e concentração.

Comentários