CHINA: China enfrenta positivamente o envelhecimento da população


A 2ª Exposição Internacional da China sobre Serviços para Seniores (CISSE, na sigla em inglês) está sendo realizada em Beijing, capital chinesa. Durante os três dias do evento serão apresentados os êxitos mais recentes do mundo da indústria de serviços para terceira idade. Além disso, serão discutidas em algumas atividades as oportunidades e tendências do desenvolvimento chinês nesse setor.


Participam da exposição cerca de 300 organizações profissionais e empresas de 24 províncias chinesas e de outros países e regiões do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Itália, Alemanha, Cingapura, Hong Kong.

Um produto lançado por uma empresa chinesa que atua na área de serviço para idosos tem feito muito sucesso na exposição. A gerente de operação da empresa, fez para reportagem uma rápida apresentação da companhia:

"Nós oferecemos principalmente serviços domésticos de enfermagem qualificada para idosos e doentes. Nosso princípio é avaliar as demandas de terceira idade e fazer um plano de cuidado do paciente, de acordo com cada realidade. No início, esses serviços pagos por hora não eram bem reconhecidos na China e nós éramos tratados com desconfiança. Mas agora o setor passa por um rápido desenvolvimento e tudo está mudando. Por isso vários idosos vieram visitar a expo este ano. E mesmo aqui no evento já marcamos para a próxima semana uma avaliação de serviço para uma senhora de 97 anos"

Atualmente, a população chinesa com mais de 60 anos já atingiu 194 milhões, em torno de 15% da população do país. Em 2050, esta proporção deve representar um terço.

Pelo lado econômico, estima-se que o mercado chinês de serviços de enfermagem e cuidados do dia-a-dia para pessoas da terceira idade deva alcançar 450 bilhões de yuans. Alem do mais, essa indústria deverá oferecer mais de cinco milhões de empregos na China.
Além das empresas chinesas, as estrangeiras também estão atentas para as oportunidades nesse mercado dentro da China. O responsável pelo planejamento de uma empresa japonesa presente na expo assim falou:

"Nós convidamos algumas profissionais de enfermagem na China e os treinamos por duas semanas. O treinamento foi curto, mas nós queremos que as pessoas da China possam perceber as mudanças obtidas durante essas duas semanas. Nós vamos apresentar nossos produtos e também nossos princípios. Desejamos que os consumidores chineses possam aceitar esses serviços domésticos e conhecer bem os nossos produtos e serviços. Também acreditamos que poderemos contribuir para o desenvolvimento dessa indústria na China."
Serviços para idosos se tornaram o foco do mercado. No entanto, a promoção dos serviços não significa que a indústria seja totalmente responsável pelo mercado. O vice-diretor do Departamento de Assuntos Civis de Beijing, Li Hongbing, disse que para enfrentar os problemas do envelhecimento da população, um parceria benéfica entre governo e mercado deve ser estimulada para que os serviços para terceira idade possam ter um desenvolvimento melhor e mais saudável.
Tradução: Lucas Xu

Comentários