Capoeira adaptada melhora qualidade de vida aos idosos


Disposição é o que não falta para os idosos que desejam praticar uma atividade física pouco convencional nas três unidades da Casa do Idoso. Uma delas é a capoeira adaptada, que já tem mais de 130 alunos. As aulas ocorrem duas vezes por semana, pela manhã e à tarde. A prática do esporte oferece movimentos adaptados aos idosos para que todos possam praticá-la. Não é uma modalidade competitiva e sim terapêutica, proporcionando bem estar e melhor qualidade de vida.

A prática de atividade física é fundamental e favorece principalmente a terceira idade que começa a mostrar um acúmulo dos anos vividos e trabalham mais lentamente. Atualmente os idosos se preocupam cada vez mais com a saúde e encontram formas de se exercitar para ter uma vida mais saudável.

A aposentada Maria Maciel é uma aluna empolgada e dedicada. “Eu participo das aulas há cinco anos, me sinto muito bem com os exercícios”, disse.

Com um bom preparo físico, Carmen Laurel participa frequentemente das aulas, que iniciou há dois meses. “Eu adoro a capoeira, eu me sinto bem e mais feliz”, comentou.

A prática da capoeira melhorou as dores no corpo da aposentada Maria Carmem, que hoje possui um condicionamento físico bem melhor. “Eu sentia muita dor no corpo. Faço as aulas há dois anos e não sinto mais dor”, explicou Maria Carmem.

Aos 62 anos, Balbina da Silva se sente revigorada e jovem. Ela participa das aulas de capoeira adaptada e maculelê há dois anos. “Eu me sinto como se tivesse 18 anos novamente, as aulas de capoeira adaptada são revigorantes, eu não tenho mais preguiça”, afirmou Balbina da Silva.

Benefícios da Capoeira

- Melhora o desempenho físico
- Corrige a postura corporal
- Aumenta o reflexo e a capacidade cardiorrespiratória
- Melhora o desempenho físico
- Desenvolve a saúde mental
- Melhora a memória
- Desenvolve o raciocínio
- Aumenta a autoestima

Comentários