Alimentos que aceleram ou desaceleram envelhecimento



Anote:
Produtos Refinados:

Estão no topo da lista estão os alimentos com alto índice glicêmico! Açúcar, pães e massas feitos com farinha branca se transformam em glicose rapidamente, aumentando a taxa de açúcar no sangue e disparando a produção de insulina. A insulina, quando liberada rápida demais, tem efeito inflamatório e faz o organismo estocar gordura. A partir daí, há um estímulo à produção de radicais livres, acelerando o envelhecimento. O excesso de açúcar na circulação também favorece sua ligação a estruturas de proteína como o colágeno, reduzindo a flexibilidade da pele.


Frituras:
Quando o óleo para fritar é aquecido, ele oxida por causa do oxigênio e também da temperatura utilizada no processo de cozimento do alimento. Aí é que aparecem os temidos radicais livres.

Carne Vermelha:
Rica em gorduras saturadas. Essas, em excesso, são inflamatórias e levam à formação dos radicais livres! Dê preferência aos cortes mais magros, como alcatra e filé mignon. Evite a picanha, o cupim e a costela.

Bebidas Alcoólicas:
É um dos grandes responsáveis pela chamada morte celular programada, também conhecida como apoptose. Quando o consumo de bebida alcoólica é exagerado, o processo normal de mortalidade das células é acelerado em 50%. Porém, se a bebida é consumida junto a energéticos que possuem cafeína, a morte celular pode chegar a 80%. A apoptose, por sua vez, está associada a diversas patologias degenerativas do sistema nervoso central, como Mal de Alzheimer, Parkinson e Huntington, além de envelhecimento precoce.
açucar

Açúcar:
Responsável por uma reação chamada de glicação, ele se une a proteínas circulantes no sangue que possuem um potencial para atrair moléculas de oxigênio. Desta forma, o consumo excessivo contribui para aumentar a produção de radicais livres nocivos ao organismo e desencadeadores das doenças crônico-degenerativas.






Dieta dos 100 anos: Alimentos Anti-Envelhecimento


Peixes de água fria:
Consumir 1 porção média de peixes de água fria (salmão, arenque ou sardinha) três vezes por semana. Vale salmão, sardinha e arenque, preparados sempre grelhados assados ou cozidos. Nunca frito!
Benefício: 
A boa ingestão de proteína é essencial para não haver perda de proteína muscular que alem de manter o metabolismo em movimento também garante maior integridade aos órgãos. O Salmão, por exemplo, é rico em DMAE, substância que age no tônus muscular a estimula a função de nervos e músculos.


Temperos Antioxidantes:
Não tem uma recomendação estabelecida. Consuma os temperos em saladas ou na própria comida. O benefício vem com o uso regular desses temperos. São eles: açafrão, cravo, noz moscada, louro, pimenta chilli, pimenta vermelha, orégano, salsa, alecrim, hortelã, tomilho, alho, limão.
Benefício: Possuem atividade antioxidante e antiinflamatória.


Canela:
Pode ser usada em pó na forma de chá, em carnes, sopas, cozidos, frutas e saladas de frutas. Consuma de 1/4 a 1/2 colher (chá) diariamente.
Benefícios: Rica em polifenóis, antioxidantes interessantes para pessoas compulsivas por doces e carboidratos, que armazenam gordura sobretudo na região abdominal. Melhora a atividade da insulina, fazendo com que ela aja com mais eficiência nas células e estabilizando os níveis de açúcar no sangue.

Vegetais Crucíferos:
Consuma 1/2 xícara a 1 xícara ao dia em saladas, sopas ou misturados ao arroz integral. Dê preferência ao cozimento no vapor que preserva melhor os nutrientes.
Benefícios: Contêm glicosinolatos que auxiliam o organismo a eliminar com maior eficiência as toxinas a que estamos expostos diariamente.

Soja:
Consuma 60g ao dia de grãos de soja, cozida e temperada em forma de salada. Produtos fermentados da soja também possuem grande quantidade de isoflavona e podem também fazer parte da dieta.
Benefícios: Contém isoflavonas, componentes que exercem ação parecida com o estrogenio, mas de maneira mais sutil. Esse hormônio tem a capacidade de aumentar o funcionamento de enzimas antioxidantes, a defesa antioxidante, a produção energética e favorecendo a longevidade.

Chá Verde
Consuma de 3 a 4 xícaras ao dia, de preferência até as 16-17h, para não atrapalhar no sono e longe das refeições como almoço e jantar, porque os chás possuem substâncias que não deixam que minerais como o ferro sejam absorvidos. O ideal é que se faça o chá da própria erva para obter todos os benefícios.
Benefícios: Rico em catequinas, previne o envelhecimento cutâneo e reduz a possibilidade de desenvolver diversos tipos de câncer a partir da sua capacidade de aumentar a eliminação de toxinas, assim nos deixando mais jovens.

Óleo de Linhaça:Para aproveitar os benefícios do alimento, o ideal é ingerir pelo menos 1 colher de sopa ao dia! Faça um molho para salada com 1 colher de sopa de óleo de linhaça e 2 colheres de azeite extra-virgem e junte orégano, manjericão, alecrim etc. Eles vão acrescentar ainda mais antioxidantes à receita. Utilize na salada do almoço e do jantar.
Benefícios: Fonte de ômega 3, gordura essencial para evitar os processos inflamatórios e regular o funcionamento de todas as nossas células.

Brotos de Alfafa:Consuma 1 xícara ao dia. O broto pode ser misturado com outras folhas e legumes, servido como salada. Os brotos podem ser feitos em casa ou comprados no supermercado na área refrigerada.
Benefícios: Contém fitoestrogenos que ajudam a manter a tonicidade da pele e hidratação através do controle dos níveis de estrogênio. É rico em proteínas de fácil assimilaçao, aumentando a firmeza e estrutura da pele.



Frutas Vermelhas Organicas
Consuma 1 xícara ao dia. Podem ser utilizadas in natura, em sucos ou saladas de frutas.
Prefira sempre as orgânicas, pois por serem frutas muitos sensíveis recebem uma quantidade grande de agrotóxicos. Comprando a fruta orgânica, você garante maior qualidade nutricional e evita os malefícios dos agrotóxicos, que têm influência sobre o processo de envelhecimento precoce.
Benefícios: Ricas em fitoquimicos e ácido elagico que fazem com que o organismo consiga neutralizar os radicais livres produzidos e auxiliam na detoxificação do organismo.




Espinafre:
Consuma 1 xícara, 3 vezes por semana. Dê preferência ao espinafre cru que pode ser consumido em saldas ou em sucos batidos com frutas como a maçã.
Benefícios: Rico em luteína, uma carotenóide que tem atividade protetora antioxidante, especialmente reduzindo os efeitos dos raios solares sobre a pele. Também reduz os riscos de envelhecimento dos olhos e da capacidade visual.

Comentários