Prefeitura de Umuarama oferece aulas de ioga gratuitamente para os idosos


Umuarama - Através de exercícios de alongamento e respiração, a ioga proporciona a prevenção de várias doenças, além de melhorias no condicionamento físico dos praticantes. Há 10 anos, a Prefeitura de Umuarama oferece gratuitamente aulas de Hatha Yoga, com foco no público da terceira idade. Ao todo, o projeto reúne cerca de 500 idosos em busca de uma melhor qualidade de vida.

Os alunos são encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou se inscrevem espontaneamente. Segundo a professora, Geni Rosa, o trabalho principal da ioga é proporcionar o equilíbrio do corpo e da mente. “Respeitando as limitações de cada aluno, os exercícios da modalidade Hatha Yoga trabalham com a permanência das posições, o que intensifica o equilíbrio emocional e físico”, destaca.

A prática também auxilia na prevenção de dores no corpo e no tratamento de quem toma medicamentos contra diabetes e pressão alta. Segundo Geni, os exercícios ajudam na diminuição dos sintomas destas doenças se praticados com regularidade. “Temos vários exemplos de idosos que melhoraram consideravelmente sua saúde após dar início às aulas de ioga”, explica.

Durante as aulas, a professora também trabalha o relaxamento, os conceitos de positivismo e a importância do contato físico entre os participantes. “Temos uma grande quantidade de alunos que moram sozinhos ou que não possuem um círculo grande de contatos. Por isso, eles precisam de atenção ou de uma orientação de como enxergar a vida de uma maneira diferente. Durante os exercícios trabalho vários movimentos que exigem o toque entre os alunos, a interação e a reflexão”, ressalta Geni.

Mesmo o alvo do projeto sendo os idosos, pessoas de várias faixas etárias participam dos exercícios. “Não restrinjo a participação, mas os alunos de outras idades compreendem que os exercícios respeitam algumas limitações”, explica.

A aposentada Maria de Mendonça Toninatto, 83 anos, participa do projeto desde a sua criação, e conta que durante os 10 anos de ioga já sentiu diferenças expressivas em relação à sua qualidade de vida. “Tenho muito mais flexibilidade do que quando eu entrei no projeto. Os exercícios me ajudaram emocionalmente também, pois estou mais calma. Acho que nós idosos temos que aproveitar oportunidades como estas, é a lei da vida que nosso corpo fique mais limitado, mas não podemos deixar que isso tome conta da gente”, destaca.

AULAS
As aulas acontecem duas vezes por semana e duram uma hora. No Município, existem sete grupos espalhados pelos bairros e distritos. Entre eles está a unidade do Panorama, Sete de Setembro, Clube do Vovô, Centro Dia, Lar São Vicente, Serra dos Dourados e Lovat. “No Lar São Vicente trabalhamos muito os exercícios de respiração, principalmente com os cadeirantes”, destaca Geni. Segundo a professora, há grupos que chegam a reunir cerca de 70 idosos por aula. “Nos distritos também temos uma adesão muito satisfatória, principalmente da população rural, que se desloca de lugares um pouco mais distantes para praticar a ioga”, destaca.


Comentários