Investimento de 1,6 Bilhão de Euros em Envelhecimento Saudável


LUENEBURG, Alemanha, e DUBLIN

 A Universidade Leuphana de Lueneburg candidata-se para participar do Projeto de Inovação da UE, cujo volume de investimentos é da ordem de 1,6 bilhão de euros - Uma revolução ocorre na coleta de grandes volumes de dados de saúde através da colaboração europeia nas áreas mais promissoras de aplicação - Parcerias sólidas com o Centro Médico Universitário Goettingen e a Universidade de Zurique, além da República de Malta, da Associação Sclavo de Vacinas, da Itália, e do ICHOM, entre outros.

A Universidade de Lueneburg, na Alemanha, continua a progredir enormemente na área de inovação e desenvolvimento de negócios com base em pesquisa. Sua intenção é a de promover uma íntima colaboração com o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), uma instituição da União Europeia (UE). Isto permitirá abordar os desafios e oportunidades do envelhecimento progressivo da população devido ao aumento da expectativa de vida na Europa, já que, segundo as expectativas, uma menina que nascer hoje na Alemanha poderá viver até os 102 anos de idade. 

Um projeto de grande escala da UE para promover a inovação baseada no conhecimento, denominado "Vida Saudável e Envelhecimento Ativo", liberará o potencial de crescimento econômico que surge com essa mudança demográfica e permitirá que as pessoas tenham uma vida ativa mesmo em idade avançada. Até 400milhões de euros serão oferecidos pela UE para este fim, a partir de 2014, além de 1.200 milhões de euros adicionais que serão investidos através de financiamento complementar. Com estes fundos, o consórcio procura estabelecer um mercado com um volume primário de negócios da ordem de 210 bilhões de euros ao longo de sete anos.

"Estamos vendo o início de uma revolução na área de saúde, na qual todas as partes interessadas no sistema de atendimento de saúde competem para aperfeiçoar os resultados de maior proveito dos pacientes", disse Michael Porter, da Universidade de Harvard e co-fundador do ICHOM, um dos parceiros da competição. "O enorme valor que isto representa para as sociedades europeias será materializado principalmente através do uso eficaz e eficiente dos chamados grandes volumes de dados ('Big Data') para promover inovação em educação, pesquisa e negócios na Europa. Em busca de atingir este objetivo conjuntamente, foi organizado um grupo selecionado de parceiros altamente respeitados", acrescenta Holm Keller, Vice-Presidente Executivo da Universidade Leuphana, que está à frente do projeto.

O consórcio internacional liderado pela Leuphana consiste da República de Malta, com suas agências nacionais relevantes, do ICHOM (Consórcio Internacional para a Medição de Resultados em Saúde) e seus acionistas, o Karolinska Institutet e o Boston Consulting Group, entre outros, da Associação Sclavo de Vacinas da Itália com o Instituto Novartis de Vacinas para a Saúde Global e sua rede europeia de instituições de pesquisa, do Centro Médico Universitário de Goettingen, bem como do Programa Prioritário de Pesquisa da Universidade de Zurique (URPP) denominado Dinâmica do Envelhecimento Saudável, da Clínica Geriátrica Coburg e da rede BioCon Valley de ciências da vida, junto com a ScanBalt, sua rede parceira do Norte da Europa.

Nas palavras de Sua Excia. o Primeiro-Ministro de Malta, Dr. Joseph Muscat: "O Governo de Malta apoia esta iniciativa da Comunidade do Conhecimento e Inovação que está sendo levada à frente pela Universidade Leuphana, tendo como entidade local de coordenação o Conselho de Malta pela Ciência e Tecnologia".
O projeto será divulgado oficialmente pelos parceiros em 29 de abril, por ocasião de uma conferência do EIT em Dublin, na Irlanda.
Mais informações e detalhes podem ser obtidos aqui: http://kic.leuphana.com

Comentários