Idosos já representam 15% dos viajantes do Caminho de Santiago


Quem disse que o Caminho de Santiago só pode ser feito por jovens? Dados da Catedral de Santiago de Compostela provam que pessoas com idade superior a 60 anos podem, sim, percorrer tranquilamente a pé a rota milenar. Segundo o levantamento, no ano passado 28.447 idosos de diversas partes do mundo deixaram suas casas para viver por 30 dias caminhando, apenas com o essencial.

Ainda de acordo com o estudo, o número de viajantes acima de 60 anos cresceu 95% em oito anos. Considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, o Caminho de Santiago tornou-se conhecido no século IX, depois que os restos mortais do apóstolo Tiago teriam sido encontrados em uma sepultura onde, mais tarde, foi erguida a Catedral de Santiago de Compostela.

Idosos já representam 15% dos viajantes do Caminho de SantiagoDesde então, viajantes do mundo inteiro com diversas motivações têm percorrido a pé ou de bicicleta um trajeto com início na pequena cidade de Saint Jean Pied Port (SJPP), na França, até Santiago de Compostela, na Espanha, o que totaliza de cerca de 800 quilômetros.

Lembro que na primeira vez que fiz o Caminho de Santiago deixei o albergue logo pela manhã, em SJPP, e parti rumo aos Pireneus, considerada uma das etapas mais difíceis por conta da altitude. Em um único dia, o viajante sai de uma altitude de 200 metros e vai a 1400, com subidas de tirar o fôlego de qualquer um. Para minha surpresa, ao longo do trajeto, encontrei naquele dia diversos peregrinos idosos que faziam o mesmo percurso que eu.
Por vários momentos, sentia que o ritmo que esses idosos caminhavam era mais forte do que o meu. Foi quando perguntei a um desses viajantes:

- “Como é possível você, com 30 anos a mais que eu, andar com toda essa facilidade, sem se cansar, como se caminhasse em linha reta em um percurso tão ingreme e difícil?”

- “A idade é o que menos importa aqui neste Caminho. A força não está nos pés e sim na motivação que leva milhares de viajantes a levantar cedo e sair para caminhar. Minha motivação é maior do que qualquer subida”, disse o viajante.

Em outro momento, conversei com uma peregrina francesa com mais de 60 anos, que me revelou sua motivação: “Estou em busca de mim mesma, de me tornar uma pessoa melhor”, disse.

A partir dessas conversas, passei a encarar o Caminho de Santiago de outra maneira. Deixei de temer subidas e descidas, já que elas sempre aparecem pelo caminho. Escolhi me concentrar na minha motivação, no contato com outras pessoas, na linda paisagem que envolve esta rota milenar e a ouvir meu coração.

Talvez seja essa também a receita desses viajantes que esquecem a idade física que têm e partem para o Caminho de Santiago para se tornarem fortes e bravos peregrinos.

Comentários