Idosos de Porto Velho buscam qualidade de vida na hidroginástica



Dona Maria do Carmo, hidroginástica
(Foto: Larissa Vieira)

Há quase seis anos, a Dona Maria do Carmo de Jesus, de 67 anos, se aposentou e não sabia ao certo o que faria dali pra frente. Sofrendo com dores recorrentes da idade, a aposentada então resolveu procurar um exercício que fosse coerente com sua condição física e sua idade. Ela optou pela hidroginástica e conheceu na atividade física outra forma de qualidade de vida.

- Quando a gente para de trabalhar acaba perdendo grande parte das amizades. E algumas amigas minhas que se aposentaram vieram pra cá, gostaram e me indicaram. É muito bom - explica Dona Maria, que pratica a atividade desde 2008.

A mudança na vida da aposentada foi notada logo nos primeiros meses em que iniciou a prática. As dores nas pernas, causadas por varizes, desapareceram, deixaram de fazer parte da vida de Dona Maria que é categórica ao afirmar que a vida social e física mudou para melhor. Além disso, agora ela faz parte do Grupo da Terceira Idade de uma instituição de lazer em Porto Velho.

Mais de três mil idosos praticam hidroginástica em uma instituição em Porto Velho (Foto: Larissa Vieira)

Maria do Carmo é um dos exemplos de idosos que conquistaram bem-estar e qualidade de vida na hidroginástica. Segundo a professora e especialista Maria do Socorro, a hidro é uma das mais completas atividades para os idosos que querem se movimentar.

- Há 15 anos trabalho com a hidroginástica, que é recente no estado. Os idosos estão conhecendo de forma rápida e assustadora. Atualmente como professora trabalho com mais de três mil praticantes. Eles são atraídos pelos benefícios, como condicionamento físico e melhora na circulação e isso tudo aliado ao bem estar social, a tendência é não parar mais - explica a especialista.

Geralmente a hidroginástica deve ser praticada três vezes por semana, pela manhã ou no final da tarde. A atividade é recomendada a qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos, mas antes do início é necessária uma avaliação física.

- Pessoas com pressão alta e algum problema cardíaco não podem praticar devido ao esforço. Então, como qualquer atividade física é importante que haja uma avaliação médica. Caso esteja tudo bem é só começar a praticar - orienta a professora.

Comentários