Família muda de casa e abandona idoso de 86 anos trancado em Bauru



Um idoso de 86 anos, aparentemente com problemas de saúde e perturbação mental, foi deixado pra trás pela família em Bauru. De acordo com informações da polícia, ele morava com parentes que se mudaram da casa no último fim de semana. O abandono foi denunciado por vizinhos na segunda-feira (1). Nesse tempo, ele teve apenas uma garrafa de água à disposição.
O idoso já recebeu atendimento médico e está com outros parentes, mas os números mostram que as ocorrências de maus-tratos contra idosos têm aumentado na cidade. Só neste ano, já são 58 denúncias.
Em nota, a secretaria municipal de Saúde informou que o paciente encontrado pelos policiais foi atendido na unidade de pronto atendimento do bairro Mary Dota, onde foi constatado uma debilidade devido à alimentação inadequada, sem registro de nenhuma ocorrência mais grave.

Ele foi medicado e liberado por volta de 13h, junto a familiares que foram acionados pelo serviço social que também providenciou o encaminhamento do paciente a uma entidade voltada para o atendimento a idosos. “Tínhamos a informação que esse idoso era solteiro e vivia na companhia de uma vizinha. Solicitamos uma vaga em um dos abrigos da cidade, mas ele foi muito resistente e não aceitou. Além disso, não sabíamos que a família iria se mudar e muito menos que iria deixá-lo com o portão trancado”, comenta a secretária da Sebes, Darlene Tendôlo.
No caso da vítima abandonada pela família, o Estatuto do Idoso estipula multa e seis meses a três de detenção por abandono de idoso e detenção de dois meses a um ano por expor a integridade e saúde do idoso.
A Sebes oferece abrigos para idosos e também pacientes com deficiência mental em Bauru. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (14) 3227-8624 para mais informações.

Comentários