Especialistas acreditam ter encontrado a fruta da longevidade



Ela já foi adotada por celebridades como Madonna, Kate Moss, Mick Jagger, Victória Beckham e promete cair no gosto dos brasileiros, fãs dos alimentos que proporcionam emagrecimento e boa saúde. Produzida em localidades como o norte da China e o Tibet, a Goji berry já é usada há muitos anos no Oriente, onde é conhecida como “fruta da longevidade”. Por ser importada de tão longe, ela só consegue chegar a terras tupiniquins, desidratada ou em cápsulas, sendo ambas as formas já muito procuradas nas páginas da internet e em lojas de produtos naturais.


De acordo com a nutricionista Mariana Ribeiro, a lista de benefícios da “superfruta” é grande:

“Ela contém muitos aminoácidos, fibras, minerais, carotenoides, antioxidantes, entre os quais destacam-se o licopeno, beta-caroteno e zeaxantina. Também tem grandes quantidades de zinco, magnésio, selênio, vitaminas do complexo B e é uma excelente fonte de vitamina C”, enumera Mariana.

Já a especialista em nutrição funcional Renata Kutwak explica que a ingestão da frutinha, que se assemelha a um tomate cereja, é muito bem-vinda, já que se mostra eficaz para aumentar a resposta imunológica, as ações anticancerígenas e antienvelhecimento, sendo ainda ótima contra as inflamações, contra as doenças cardiovasculares e neurológicas, além de proteger a pele, a visão, e diminuir os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Com um gosto azedo, que não costuma agradar a muitos, a goji berry pode ser misturada a outras frutas, a iogurtes ou incluída em saladas. Outra prática aconselhável é batê-la com sucos, segundo aponta Renata: “Na versão desidratada é interessante que o seu consumo se dê juntamente com um líquido, o que hidrata as fibras e potencializa os seus efeitos benéficos”.
O resultado, segundo aqueles que resolvem incluir a goji berry no cardápio diário, é um sentimento de bem-estar geral, como mostra uma pesquisa do Journal of Alternative and Complementary Medicine, publicada em 2008. Os participantes que tomaram o suco da fruta por 14 dias relataram aumento de energia e disposição, melhorias no desempenho atlético e na regularidade gastrointestinal, maior qualidade do sono e capacidade de concentração.
Poder emagrecedor
Um dos atrativos da goji berry é a promessa da tão esperada redução de medidas. O baixo valor calórico ajuda: são 50 calorias para cada 100 gramas. No entanto, segundo explica a nutricionista Mariana Ribeiro, esse emagrecimento está muito mais relacionado à grande quantidade de vitamina C, considerando que uma colher de sopa da fruta tem uma concentração 50 vezes maior do que a encontrada em uma laranja.
“Um estudo recente realizado na Universidade do Arizona, nos EUA, mostrou que pessoas que possuem bons índices de vitamina C no sangue, emagrecem com mais facilidade, já que ela é um importante co-fator para a síntese de L-carnitina, diretamente relacionada com a queima de gordura pelas células”, afirma a nutricionista. Ela ressalta, ainda, que a goji berry sozinha não faz milagres e que uma dieta balanceada e atividades físicas são necessárias para a perda de peso.
Como consumir?
Especialistas recomendam que a quantidade diária da goji berry desidratada seja de, no mínimo, 15 gramas para que seus efeitos sejam percebidos e de, no máximo, de 45 gramas, sendo esta a sua melhor e mais barata forma de consumo. O preço para uma embalagem com 100 gramas custa em torno de R$ 35.

Já no caso do frasco contendo 60 cápsulas, o preço sobe um pouco, podendo ultrapassar R$ 45. A quantidade de comprimidos ingeridos por dia irá variar de acordo com a marca do produto.

Fonte da juventude

Propriedades anticancerígenas

Propriedades antienvelhecimento

Aumenta os níveis de energia e bem-estar

Ajuda no processo de perda de peso

Mantém o sistema imunológico saudável

Melhora os níveis de insulina nos diabéticos

Tem efeito anti-inflamatório

Protege a pele e a visão

Diminui os níveis de colesterol no sangue

Previne doenças do coração e neurológicas

Aumenta a capacidade de concentração

Regula o intestino

Comentários